O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS) apresenta a partir de 2012 programação diferenciada buscando democratizar ainda mais o acesso à memória audiovisual do Estado, do país e do mundo.

A nova programação dá sequência ao projeto de reestruturação do Museu, que foi reformado e reinaugurado em maio deste ano, configurando-se como o principal espaço de preservação de registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense.

Em 2012, o MIS de MS irá realizar novos cursos, palestras e exposições audiovisuais, além de mostras mensais ligadas a temas e cinematografias diversas (Cinemas Brasileiro, Italiano, Argentino, Japonês, Francês, Espanhol, Afro-Brasileiro, Indígena, entre outros).

O Presidente da FCMS, Américo Calheiros, acredita que a reestruturação do MIS e sua atual programação mais dinâmica e interdisciplinar contemplou ações voltadas às questões museológicas, educativas e  audiovisuais, tanto no sentido de difusão quanto no de produção, fomento, reflexão e conscientização.

“Para dar continuidade a este caráter dinâmico que os museus assumem na contemporaneidade, a programação do MIS de 2012 irá abarcar tais questões para democratizarmos ainda mais o acesso da população à arte e à cultura, bem como fomentar o desenvolvimento do audiovisual, que tem sua memória continuamente reconstruída”, afirma.

O MIS de MS faz a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado e possui acervo formado de doações particulares e institucionais, sendo composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto.

Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Em 2011, a coordenação do MIS priorizou a realização de eventos e exposições híbridas, ao invés de produzir unicamente eventos a partir de suportes convencionais, com o objetivo de integrar as expressões artísticas (fotografia, música, vídeo, cinema) por afinidades ou contrastes poéticos. Programas como Amplificadores de Cultura, Cultura em Situação, Cinema no Museu e Exposições Temporárias promoveram, por meio de estratégias educativas, o acesso aos bens culturais que formam a identidade sócio-histórica do Estado.

Além disso, desde a sua criação, o MIS tem desenvolvido ações no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Serviço

Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS. Mais informações ligue 3316-9178 ou envie e-mail para [email protected].