Ministro do STF libera ex-governador do Tocantins para tomar posse no Senado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux liberou nesta quarta-feira (4) o ex-governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB) para tomar posse como senador. Ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa, porque teve o mandato de governador cassado por suposto abuso de poder político nas eleições de 2006. Mesmo com o registro de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux liberou nesta quarta-feira (4) o ex-governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB) para tomar posse como senador. Ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa, porque teve o mandato de governador cassado por suposto abuso de poder político nas eleições de 2006.
Mesmo com o registro de candidato negado, Miranda obteve 340,9 mil votos nas eleições do último ano e foi eleito senador. O ex-governador foi liberado com base na decisão do STF que, em março, anulou a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010.
Apesar da liberação, a decisão pode não ser definitiva, uma vez que, o motivo que tornou Miranda inelegível já existia na legislação desde 1990. Se diplomado, Miranda vai ocupar a vaga do senador Vicentinho Alves (PR-TO), que pode recorrer da decisão do ministro Fux.
Depois de dois julgamentos empatados em 5 votos a 5, a posição do ministro Fux definiu o entendimento do Supremo sobre a validade da ficha limpa para as eleições do ano passado. Em seu voto, defendeu que uma norma que muda o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.
O ex-governador foi cassado por abuso de poder político porque teria prometido vantagens a eleitores, preenchido cargos públicos de forma irregular e doado 14 mil cheques-moradia a eleitores, entre outras ações. Na época do julgamento, o peemedebista negou qualquer irregularidade em suas ações.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.