O governo federal deve lançar em abril deste ano, em parceria com a indústria alimentícia, uma campanha nacional para promover hábitos de alimentação saudáveis, disse hoje (4), no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Um dieta saudável ajuda a melhorar a qualidade de vida, contribuindo, entre outras coisas, para prevenir tumores no sistema digestivo.

“Estou conversando com toda a indústria de alimentação, varejo, supermercados e indústria de bebidas para que, em abril, a gente lance uma campanha nacional de promoção da alimentação saudável”, afirmou Padilha.

O ministro deu a informação ao participar de encontro preparativo à Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre Câncer e outras Doenças Não Transmissíveis, no Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Queremos, cada vez mais, promover os hábitos saudáveis.”

De acordo com Padilha, é importante estabelecer metas de redução dos níveis de sódio, açúcar e calorias nos alimentos. No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou resolução obrigando constar nos rótulos das embalagens alertas sobre os perigos para a saúde do excesso de calorias e sódio. A iniciativa foi contestada na Justiça pela Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia).

“Não fico esperando as disputas se resolverem para ter ações concretas de promoção dos hábitos saudáveis, de redução das metas de sódio, gordura e calorias nos alimentos”, disse o ministro. “Junto com a Anvisa, estamos trabalhando um fluxo prioritário para registro de produtos com menor nível de sódio, de calorias e de açúcar”, completou.