Melodias com poesias de Manoel de Barros serão conteúdo na Reme

Após quatro anos desenvolvendo um trabalho que pode ser resumido em “colocar melodia nas poesias do poeta Manoel de Barros”, o compositor e cantor Márcio de Camillo apresentou nesta sexta-feira (28) o seu novo trabalho Crianceiras, que será distribuído e utilizado como material pedagógico para os mais de cem mil alunos da Rede Municipal de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após quatro anos desenvolvendo um trabalho que pode ser resumido em “colocar melodia nas poesias do poeta Manoel de Barros”, o compositor e cantor Márcio de Camillo apresentou nesta sexta-feira (28) o seu novo trabalho Crianceiras, que será distribuído e utilizado como material pedagógico para os mais de cem mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Em evento que reuniu a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, a esposa do poeta, Stella Barros, além dos diretores dos estabelecimentos municipais de ensino, o artista deu uma prévia do conteúdo do CD.

“Bernardo”, “Sombra boa”, “Linhas tortas”, “O menino e o rio”, “Sabastião”, “O idioma das árvores”, “Um bem-te-vi”, “Se achante”, “Os rios começam a dormir” e “O silêncio branco” foram as composições trabalhadas por Márcio de Camillo, que aproveitou o evento no auditório do Espaço Lúdio Coelho, na Semed, para agradecer o incentivo da Prefeitura de Campo Grande e o apoio para execução do projeto.

Com o trabalho, o artista disse que espera resgatar um pouco da cultura que hoje, segundo ele, não atinge grande parte das crianças. “Essa é uma ferramenta que vai ajudar a incentivar as crianças o gosto pela cultura. O CD é um instrumento que vai apresentar a poesia de um artista nosso, de maneira criativa e, com isso, valorizar o português”, defendeu Márcio de Camillo.

A secretária de Educação falou da satisfação em poder utilizar o CD como um instrumento a mais nas atividades desenvolvidas em sala de aula. “A música já é condição obrigatória nas redes de ensino em todo o País. Com este CD, feito por um artista nosso, vamos avançar ainda mais. Poder formar nossos alunos com informações e conteúdos do poeta Manoel de Barros é maravilhoso. A gente trabalha tantos outros autores, compositores e acaba deixando de trabalhar o que é nosso”, considerou a educadora.

O CD de Márcio de Camillo será distribuído para todas as escolas municipais e centros de educação infantil, totalizando 188 CDs entregues. A distribuição é uma contrapartida do projeto Leis de Incentivo à Cultura (municipal, estadual e federal) que visa dar apoio a projetos culturais que resultem em ações efetivas no estímulo à difusão e produção artístico-cultural, ao desenvolvimento de novas linguagens artísticas e à preservação do patrimônio cultural do município, ampliando a todos o direito ao acesso aos bens culturais.

Márcio de Camillo adiantou que o CD será lançado em breve, com turnê que começa no Rio de Janeiro e percorre as capitais brasileiras. Em Campo Grande, o material já é comercializado na livraria Leparole, na rua Euclides da Cunha, bairro Jardim dos Estados.

Conteúdos relacionados