O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) publicou um Edital de Punição Disciplinar, nesta quarta-feira (11), em desfavor a conduta antiética de um médico do Estado.

Segundo o CRM, o médico ginecologista e obstetra, César Augusto Costa (CRM/MS 1918), infringiu quatro artigos do código de ética médica. Sendo, o artigo 30 de delegar à outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão médica, o artigo 35 de deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, colocando em risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.

Ainda teria infringido, o artigo 58 que se refere a deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo e o artigo 62 de prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente.

Em nome do Presidente do CRM/MS, Juberty Antonio de Souza, o conselho comprovou a conduta antiética do médico que deixou de prestar atendimento à paciente grave e delegou ato médico à enfermagem.

O médico César Augusto Costa, passou por um processo investigativo, feito por uma comissão de ética do conselho, que decidiu a punição disciplinar de censura pública. Ele deve continuar exercendo a profissão após a advertência, segundo a Assessoria de Imprensa do CRM/MS.

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde, o médico César Augusto Costa atende em quatro locais no Estado na rede pública, sendo em Campo Grande, Guia Lopes da Laguna e Aquidauana.

No Hospital Edelmira Nunes de Oliveira em Guia Lopes da Laguna, César Augusto atende como clínico geral e ginecologista, algumas vezes por semana. Ele ainda atende como clínico geral na Unidade de Saúde da Família Santa Terezinha da Prefeitura de Aquidauana, como ginecologista no Centro de Referencia da Saúde da Mulher de Aquidauana, e ainda atua como ginecologista e obstetra na Santa Casa de Campo Grande.

O Midiamax tentou entrar em contato com o médico César Augusto, mas até o fechamento desta matéria ele estava em atendimento no município de Aquidauana.