A III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul será realizada neste sábado (22), no de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em , MS.

A subsecretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves, fará a palestra Magna de Abertura do evento com o tema “O fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres”.

Cerca de 400 mulheres, entre delegadas, observadoras e convidadas – representantes dos movimentos sociais e do governo – vão debater durante a conferência, o fortalecimento da autonomia econômica, pessoal, cultural e política das mulheres, considerando a realidade local, as culturas e identidades específicas das mulheres sul-mato-grossenses.

A conferência é realizada pela Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulheres e o  Conselho Estadual da Mulher.

Debates

No período da tarde, as conferencistas vão se reunir em quatro grupos de trabalho para discutir assuntos, como a Autonomia econômica e social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável; a Autonomia cultural; a Autonomia pessoal; e a Autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres. Serão incorporadas em todas as discussões dos grupos, as dimensões de raça, classe, gênero e da livre orientação e liberdade sexual de todas as mulheres.

Para a 3ª Conferência Nacional, serão encaminhadas 20 propostas prioritárias, votadas pelas delegadas na etapa estadual.

Mato Grosso do Sul elegerá 51 delegadas para participar da etapa nacional que acontece de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.

Primeira Etapa

As conferências municipais e regionais envolveram 27 municípios do Estado que tiveram como base de discussão  a  elaboração e/ou o fortalecimento de planos municipais de políticas para as mulheres; a criação e fortalecimento de organismos de políticas para as mulheres; e a ampliação da Rede de Atendimento à Mulher com a criação de delegacias especializadas,  centros de referência e casas-abrigo.