Geral

Mato Grosso do Sul realiza III Conferência Estadual da Mulher

A III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul será realizada neste sábado (22), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, MS. A subsecretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, […]

Arquivo Publicado em 21/10/2011, às 17h14

None

A III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul será realizada neste sábado (22), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, MS.


A subsecretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves, fará a palestra Magna de Abertura do evento com o tema “O fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres”.


Cerca de 400 mulheres, entre delegadas, observadoras e convidadas – representantes dos movimentos sociais e do governo – vão debater durante a conferência, o fortalecimento da autonomia econômica, pessoal, cultural e política das mulheres, considerando a realidade local, as culturas e identidades específicas das mulheres sul-mato-grossenses.


A conferência é realizada pela Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulheres e o  Conselho Estadual da Mulher.


Debates


No período da tarde, as conferencistas vão se reunir em quatro grupos de trabalho para discutir assuntos, como a Autonomia econômica e social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável; a Autonomia cultural; a Autonomia pessoal; e a Autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres. Serão incorporadas em todas as discussões dos grupos, as dimensões de raça, classe, gênero e da livre orientação e liberdade sexual de todas as mulheres.


Para a 3ª Conferência Nacional, serão encaminhadas 20 propostas prioritárias, votadas pelas delegadas na etapa estadual.


Mato Grosso do Sul elegerá 51 delegadas para participar da etapa nacional que acontece de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.


Primeira Etapa


As conferências municipais e regionais envolveram 27 municípios do Estado que tiveram como base de discussão  a  elaboração e/ou o fortalecimento de planos municipais de políticas para as mulheres; a criação e fortalecimento de organismos de políticas para as mulheres; e a ampliação da Rede de Atendimento à Mulher com a criação de delegacias especializadas,  centros de referência e casas-abrigo.

Jornal Midiamax