Mato Grosso do Sul pode ganhar rede de pesquisadores indígenas
Mato Grosso do Sul pode ganhar uma rede de pesquisadores indígenas. Segundo estimativa do Projeto Rede de Saberes, o Estado possui atualmente 600 índios fazendo um curso superior e vem crescendo o número dos que estão cursando mestrado e até doutorado. Na sexta-feira (22), um grupo de 14 indígenas que já concluíram o mestrado, mestrandos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul pode ganhar uma rede de pesquisadores indígenas. Segundo estimativa do Projeto Rede de Saberes, o Estado possui atualmente 600 índios fazendo um curso superior e vem crescendo o número dos que estão cursando mestrado e até doutorado.
Na sexta-feira (22), um grupo de 14 indígenas que já concluíram o mestrado, mestrandos e doutores participaram de uma reunião em Campo Grande para discutir a criação de um fórum ou uma rede de pesquisadores indígenas em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o doutor Antônio Brand, responsável pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), por muito tempo os saberes dos índios foram considerados sem importância pela academia. “A universidade precisa pensar em como oferecer formação mais adequada aos indígenas. A academia não deve tentar ‘engessá-los’ no modelo científico, mas ouvi-los e dialogar com eles”, explicou.
Para o pós-doutor da etnia Terena, Rogério Ferreira da Silva, que participou da reunião, algumas universidades tiveram avanços significativos em certas áreas, no que se refere ao diálogo com os indígenas. “Isto ocorre graças aos projetos de grupos de professores, mas ainda é pouco. O que se precisa é de políticas públicas institucionais para que esses diálogos sejam parte componente das grades curriculares das áreas de saberes das universidades”, disse.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pó de Serra’: Quadrilha que usa MS como rota para cocaína do Paraguai é alvo da PF
- Dia do Pantanal: ‘Reconstrução’ do bioma passa por punição de quem ateou ou se aproveitou de incêndios
- Olho roxo, feridas nas mãos e pés: Mãe é levada para a delegacia por maus-tratos a menino em Campo Grande
- União deposita R$ 27,8 mi e fazendeiros deixam terras indígenas em MS dia 26 de novembro
Últimas Notícias
VÍDEO: Chuva causa alagamentos e queda de árvore em Cuiabá
A precipitação era prevista pelo Inmet
PRF apreende carreta com placas adulteradas em Nova Andradina
O motorista e o passageiro disseram que trabalhavam para outro homem
Clubes de futebol defendem no STF lei que regulamentou bets
Manifesto assinado por 30 times foi lido durante audiência pública
Delegação de MS participa da COP29 com pautas sobre Pantanal e mercado de carbono
Há interesses diversificados na Conferência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.