O francês Jules Bianchi queimou a primeira largada e causou um mal estar no grid. No entanto, o piloto de testes da Ferrari não se abateu e venceu, na noite deste sábado, a primeira bateria do Desafio das Estrelas, evento disputado em karts e que reúne pilotos de várias categorias. Pela primeira vez, a festividade – que ocorre desde 2006 em Santa Catarina – foi realizada debaixo de chuva.

Bianchi largou em segundo e, logo nas primeiras curvas, viu o pole position Vitantonio Liuzzi rodar. Desta forma, o piloto da GP2 tomou a ponta e não largou mais. Sem ninguém à sua frente, o jovem de 22 anos acelerou forte, cravou uma sequência de voltas mais rápidas e abriu boa vantagem para os concorrentes.

Idealizador da corrida, o brasileiro Felipe Massa começou bem, mas, no final, não aguentou as investidas do espanhol Jaime Alguersuari e ficou na terceira posição. O pódio, inclusive, quebrou um jejum do paulista na temporada. Em 2011, o melhor posto dele no Mundial de Fórmula 1 foi, no máximo, algumas quintas colocações.

Nelsinho Piquet e Antonio Pizzonia, que também travaram um belo duelo, completaram o quinteto inicial. Rubens Barrichello, que largou em 24º, se recuperou de forma arrasadora e obteve o sexto posto.

Com a vitória, Bianchi somou 25 pontos. A prova do domingo, que será terá largada às 11h (de Brasília), valerá a mesma pontuação. O vencedor do desafio será aquele que se sair melhor no somatório das duas baterias. Em 2011, o campeão foi o brasileiro Lucas di Grassi.

Na corrida dos Famosos, que foi realizada antes, o ator de novelas Marcos Pasquim cruzou a linha de chegada do kartódromo de Florianópolis (SC) em primeiro.