Com a indicação do Professor Rinaldo para a liderança do PSDB e a promessa de indicação dos tucanos para as comissões permanentes da Assembleia na próxima semana, fica mais perto de uma definição também a indicação do PMDB para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), uma das comissões permanentes mais importantes da Casa.

Candidato não apenas à vaga do PMDB mas também, declaradamente, à presidência da CCJR, o deputado Marquinhos Trad confirmou nesta quinta-feira (03/03) que continua tentando viabilizar sua indicação. “Eu tenho defendido que, assim como foi feito em Brasília, na Câmara Federal, os membros das comissões sejam indicados pelo critério técnico. Para analisar questões jurídicas, o mais indicado é um jurista”, disse Trad, que é advogado.

Sob esse critério, outra possível indicação seria a de Junior Mochi, também advogado. No entanto, Mochi é o líder do governo na Casa, o que geraria impedimento ético para sua participação na CCJR, já que a atribuição da comissão é julgar e dar parecer sobre a constitucionalidade de todas as matérias que entram na Assembleia, inclusive projetos apresentados pelo governo.

Marquinhos Trad disse também que já conversou com o líder do PMDB, deputado Eduardo Rocha, sobre sua intenção de integrar a CCJR, e também com o próprio Junior Mochi. “O Eduardo foi muito receptivo e tanto ele quanto o Mochi têm agido com muita lisura”, afirmou.

Entre os cinco deputados peemedebistas, apenas Marquinhos Trad está sem cargo ou função dentro da Assembleia. Jerson Domingos é o presidente, Maurício Picarelli é o 1º vice-presidente, Eduardo Rocha é líder da bancada, e Junior Mochi é o líder do governo. A previsão de Trad é de que a composição das Comissões Permanentes esteja definida até a terça-feira da semana seguinte ao Carnaval.