Os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Marisa Serrano (PSDB-MS) foram eleitos, nesta quarta-feira (02/03), para dirigir a Comissão de Educação do Senado (CE).

Roberto Requião, que já foi presidente da CE, relembrou que na época o colegiado foi marcado pelas discussões em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sancionada em 1996. Ele destacou a atuação do então senador Darcy Ribeiro, que saiu do hospital para ser o relator da LDB. Requião lembrou que naquela época Marisa Serrano, então deputada federal, manteve ação fundamental na consolidação da LDB. Roberto Requião disse ainda que a senadora Marisa será mais do que vice, mas “co-presidente da Comissão de Educação”.

A senadora Marisa Serrano volta à vice-presidência da Comissão de Educação nesta Legislatura. Ela exerceu o cargo nos dois últimos anos (2009-2010) e por alguns meses assumiu interinamente a presidência do colegiado. Ao longo de 40 anos de vida pública, Marisa tem como principal bandeira a educação. Já foi secretária de educação de Campo Grande, secretária estadual de educação e delegada do MEC em Mato Grosso do Sul.

Após a eleição da presidência da CE, Marisa foi elogiada pelo líder do seu partido, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). “Marisa é uma pessoa extraordinária, competente e extremamente comprometida com a educação”, disse Simon, que recebeu aplausos dos demais integrantes da Comissão.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) se disse orgulhoso por ter uma senadora do seu Estado na vice-presidência do colegiado.

Para Marisa Serrano, a educação deverá estar entre as prioridades do Congresso em 2011, uma vez que serão discutidas as metas do novo Plano Nacional de Educação este ano.

Audiências Públicas

O presidente da Comissão de Educação, Roberto Requião, anunciou que o Ministro Fernando Haddad será ouvido no dia 15 de março. Em seguida, Requião pretende realizar um ciclo de debates ao longo do ano com os secretários estaduais de educação.