O economista e ex-comissário da União Europeia Mario Monti aceitou oficialmente nesta quarta-feira o cargo de primeiro-ministro da Itália em uma reunião com o presidente do país, Giorgio Napolitano, a quem entregou sua lista de ministros, informou a chefia do Estado.
Monti, que apresentou apenas nomes de ministros tecnocratas, assumiu também a pasta de Economia. Os Ministérios de Interior, Justiça e Trabalho e Igualdade ficarão a cargo de mulheres: Anna Maria Cancellieri, Paola Severino e Elsa Fornero, respectivamente.
Após aceitar o cargo de premiê e apresentar sua lista de ministros, Monti e os novos membros do Executivo prestarão juramento às 17h locais (14h de Brasília), e em seguida vão se reunir. A expectativa é de que amanhã o Parlamento outorgue a posse ao novo Executivo com um voto de confiança.
Monti recebeu nos últimos dias o aval de todas as forças políticas, além de sindicatos, empresários e bancos italianos, e sobretudo o importante respaldo do partido do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o Povo da Liberdade (PDL).
O novo premiê quer que seu governo cumpra o mandato original de Berlusconi (que termina em 2013) para ter tempo de realizar as reformas econômicas necessárias.