A Marinha do Brasil divulgou na noite deste domingo (19) que mergulhadores encontraram a cabine do helicóptero que caiu na noite de sexta-feira (17) na região de Trancoso, Bahia. A aeronave encontra-se a 250 metros da costa e a uma profundidade de cerca de 10 metros.

A cabine do helicóptero, segundo a Marinha, está bastante danificada, impossibilitando a verificação da presença de vítimas no interior da aeronave até o momento. Outra dificuldade encontrada pelos mergulhadores é a baixa visibilidade da água e as buscas no período noturno.

Continuam desaparecidos Mariana Noleto, namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Jordana Kfuri Cavendish e o empresário Marcelo Mattoso Almeida, que estava pilotando a aeronave. Sete pessoas estavam a bordo do helicóptero e quatro corpos já foram enterrados.

Wellington Souza, mergulhador da Marinha que participou da última ação de busca neste domingo (19), por volta das 20h40, contou que não foi possível ver se havia corpos dentro da cabine. “A água está muito escura e não deu para ver muita coisa. A aeronave está meio de lado, retorcida, além de não estar fixa no chão, ela está balançando”.

As buscas, segundo ele, serão retomadas às 5h da manhã desta segunda-feira (20), quando o sol nascer. “Por motivos de segurança, a Marinha acha melhor continuar as buscas com a luz do dia”, explica Souza.

Ele afirma que há expectativa de encontrar os corpos dentro da cabine do helicóptero submerso. “Outros corpos foram encontrados na praia. É provável que [os desaparecidos] estejam presos na cabine”.

A operação de busca começou às 7h da manhã deste domingo e o último mergulho foi realizado às 20h40. Cada mergulho, segundo Souza, leva em torno de 40 e 50 minutos. “Fiz 4 mergulhos neste domingo”.

Os navios da Marinha Patrulha Gravataí e Varredor Albardão, que realizam as buscas na região, continuarão na área e, no início da manhã de segunda-feira (20) reiniciarão as buscas nas proximidades e no interior da aeronave.