No primeiro semestre de 2011 foram realizados em Maracaju 59 procedimentos cirúrgicos eletivos, ou seja, sem caráter de urgência, mas que garantem qualidade de vida à população. A contar do início do segundo semestre deste ano até março de 2012, serão mais 103 cirurgias gratuitas à população. São R$ 43 mil em cirurgias de planejamento familiar, catarata, reconstrução do tímpano e correção do septo nasal.
 
Com o objetivo de atender a grande demanda de casos de catarata, assim como atender o planejamento familiar da população, entre outras cirurgias, o programa do Governo Federal que atua em parceria com o Município, visa atender pacientes que já estão na lista de espera para facectomia (36), timpanoplastia (5), vasectomia (14), laqueadura (20) e septoplastia (4).
 
Para se candidatar às cirurgias é necessário procurar indicação médica. “O que acontece, principalmente nas cirurgias de esterilidade é que pessoas muito jovens nos procuram enquanto poderiam usar outros métodos contraceptivos”, explica a coordenadora da saúde da mulher em Maracaju, Camila Souto.