Maquiagem diminui vida útil de lente de contato

A falta de orientação médica na adaptação de lente de contato continua sendo um problema de saúde pública no Brasil, mesmo depois da resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), que este ano alertou para a necessidade de receita. Isso porque, as adaptações seguem sem supervisão de um especialista. Resultado – De acordo com o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A falta de orientação médica na adaptação de lente de contato continua sendo um problema de saúde pública no Brasil, mesmo depois da resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), que este ano alertou para a necessidade de receita.

Isso porque, as adaptações seguem sem supervisão de um especialista. Resultado – De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o índice de complicações permanece alto. Um levantamento feito pelo médico mostra que o uso incorreto de lentes faz com que 2 em cada 10 usuários tenham irritação ocular, perda visual, alergia e em casos mais graves, úlcera na córnea que pode levar à cegueira.

Ele diz que a população feminina é a mais afetada. Isso porque, a mulher predomina entre os usuários brasileiros. Não é só isso. Por causa dos hormônios sexuais femininos está mais predisposta às disfunções da lágrima, causa número um da intolerância à lente.

Efeitos dos cosméticos nas lentes

O especialista afirma que entre mulheres 35% das complicações com lentes de contato resultam da penetração de resíduos de maquiagem e outros cosméticos nos olhos. Estes resíduos formam depósitos que provocam a quebra mais rápida do filme lacrimal. Por isso, explica, intensificam a irritação ocular. Também diminuem o prazo de validade da lente que sofre alterações na textura, coloração e transparência por causa de sua maior fricção na superfície do olho.

Como se não bastasse, destaca, os depósitos criam uma espécie de biofilme capaz de neutralizar a ação das proteínas antibactericidas da lágrima. Isso faz com que aumentem o risco de alergia e úlcera na córnea. O perigo é ainda maior na estiagem do inverno porque neste período o ressecamento da lágrima aumenta. Significa que independente da validade indicada na embalagem da lente de contato a recomendação é consultar um oftalmologista e interromper o uso imediatamente quando os olhos apresentarem: vermelhidão, sensação de corpo estranho e visão embaçada. Em muitos casos é necessário trocar a lente antes do vencimento.

Seleção de maquiagem

Queiroz Neto diz que a seleção correta das maquiagens preserva a lente e a saúde ocular. As principais dicas para minimizar as chances de irritar os olhos ou perder a lente antes do vencimento são:

Evite rímel ou delineador a prova d’água porque podem manchar definitivamente a lente.

Não use rímel alongador. Os fios de nylon podem cair no olho e causar irritação.

De preferência aos lápis macios

Substitua as sombras em pó por sombras em bastão para não cair resíduos dentro do olho

Conteúdos relacionados