Falta apenas um mês para o encerramento do processo de revisão cadastral do Bolsa Família deste ano. Segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) , órgão gestor do programa, mais de 619 mil famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos e ainda precisam passar por essa revisão.

O prazo para os gestores municipais do Bolsa Família localizarem esses beneficiários termina em 30 dezembro.

Os beneficiários recebem avisos no extrato mensal de saque do benefício e devem procurar o responsável pelo Bolsa Família no município para regularizar a situação. Caso permaneçam sem atualização cadastral, podem perder o benefício. Acesse aqui o áudio de 1’28”.

Mudança de endereço ou de renda, a localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e a composição da família são algumas das informações exigidas pelo programa de transferência de renda. A atualização serve para retratar a realidade dos beneficiários e para garantir a manutenção da renda. O público alvo é a população com renda per capita de até R$ 140.

Caso a atualização não ocorra até o final de dezembro, os benefícios serão bloqueados na folha de pagamento de janeiro de 2012. Se a atualização não ocorrer até 29 de fevereiro de 2012, os benefícios serão cancelados na folha de março de 2012.

Gestor municipal

A atualização dos dados dos beneficiários é responsabilidade dos gestores municipais. A revisão cadastral é uma atividade anual realizada pelo ministério e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (Sigpbf). As famílias identificadas também são avisadas por meio de seus extratos bancários de pagamento.