Confira as dúvidas de última hora para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio nas cidades sul-mato-grossenses. Portões fecharão às 12 horas no horário local de MS.

Em todo o Brasil, mais de 5 milhões de estudantes participam neste sábado (22) e amanhã (23)  das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Mato Grosso do Sul os portões para o primeiro dia do exame fecham logo mais às 12 horas e mais de 120 mil pessoas devem participar, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Em MS, assim como no restante do país, a maior parte dos concorrentes, segundo os dados do Ministério, é de pessoas que já terminaram o ensino médio em anos anteriores. O resultado do Enem é importante porque muitas universidades já utilizam o dado para selecionar quem ocupará as vagas no ensino superior.

Enem em MS

Os portões de acesso estarão abertos para os candidatos que participam do Enem em Mato Grosso do Sul a partir das 11 horas deste sábado. Para o primeiro dia de prova, o acesso será fechado exatamente às 12 horas, no horário local sul-mato-grossense.

A recomendação é para que os sul-mato-grossenses cheguem nos locais onde prestarão o Enem com pelo menos 40 minutos de antecedência para evitar contratempos. A prova de hoje durará 4h30, mas amanhã (23) terá uma hora a mais de duração.

Para esclarecer outras questões, o serviço de atendimento ao cidadão do Inep funcionará em regime de plantão, das 8h às 20h, atendendo pelo telefone 0800-616161.

Outros dados importantes do ENEM:

O que levar?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou que o candidato só poderá usar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricadas em material transparente. A utilização de qualquer outro material como dispositivos eletrônicos (celulares ou relógios digitais) e até anotações podem eliminar o aluno do Enem 2011. Os objetos proibidos podem ser recolhidos pelos fiscais e devolvidos no final da prova.

Onde farei a prova?
 
Todos os candidatos devem ter recebeido um cartão de confirmação pelos Correios com o local da prova. Quem não recebeu, pode verificar o endereço na página do Inep na internet: http://enem.inep.gov.br.

Que documentos levar?

Os candidatos devem levar um documento oficial com foto, que pode ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. No caso de extravio, o aluno deve apresentar o Boletim de Ocorrência.

Que disciplinas caem nas provas?
 
Neste sábado (22) caem na prova questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia), e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

No domingo, a prova terá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação – Redação, além de Matemática e suas Tecnologias.