Maior parte da extensão rodoviária do Estado apresenta problemas
De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2011, extensão rodoviária pesquisada em MS é considerada regular, ruim ou péssima
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De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2011, extensão rodoviária pesquisada em MS é considerada regular, ruim ou péssima
Segundo a 15ª Pesquisa de Rodovias da CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgada nesta quarta-feira (26) na sede da CNT, em Brasília (DF), mais de 70% da malha de todo o Mato Grosso do Sul, classifica-se em: regular, ruim e péssima. Nesta edição do levantamento foram avaliados mais de 4 mil Km, o que representa 100% da malha pavimentada no Estado.
O objetivo do estudo, realizado pela CNT e pelo Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), é avaliar as condições das rodovias brasileiras pavimentadas segundo aspectos perceptíveis aos usuários, identificando as condições das vias – em relação ao pavimento, à sinalização e à geometria da via – que afetam o conforto e a segurança.
Para fazer a análise, 17 equipes da CNT percorreram o Brasil durante 39 dias, entre 27 de junho e 4 de agosto deste ano. Os resultados são apresentados por tipo de gestão (pública ou concedida), por tipo de rodovia (federais ou estaduais), por região e por unidade da Federação.
Pavimento
Em relação à qualidade de pavimentação, os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2011 mostram que em Mato Grosso do Sul 46,7% das estradas apresentam pavimento ótimo; 5,4%, pavimento bom; 38,5%, regular; 8,7%, ruim; e 0,7%, péssimo. Nesse quesito são observados itens como se o pavimento está perfeito, com buracos e se obriga redução da velocidade.
De acordo com o estudo, o pavimento das rodovias, em geral, apresenta defeitos que acabam prejudicando a atividade de transporte de cargas e de passageiros no país.
Sinalização
Sobre os aspectos de sinalização, são conferidas as condições das faixas, visibilidade e legibilidade de placas. Da malha analisada, 4,0% tiveram sua sinalização classificada como de ótimo estado; 13% como bom; 42,5%, regular; 25,2%, ruim e 15%, péssimo.
Geometria
A variável geometria da via identifica as soluções de engenharia implantadas nas rodovias para atenuar o impacto das condições de topografia e relevo sobre o deslocamento de veículos, aumentando a segurança dos usuários.
Geometria da via inclui itens como pista simples de mão dupla, faixa adicional de subida, pontes e viadutos, entre muitas outras variáveis. Da extensão pesquisada, 98,7% é de pista simples de mão dupla e 65,6% das rodovias estão com a pintura das faixas desgastada.
O estudo da CNT identificou que da extensão avaliada em Mato Grosso do Sul teve sua geometria classificada como regular, ruim; e péssima.
Investimento
De acordo com a pesquisa, o Estado de Mato Grosso do Sul precisa investir R$ 1,2 bilhão na recuperação de pavimento e R$ 146 milhões na conservação das rodovias.
A pesquisa
A pesquisa é uma avaliação independente das rodovias a partir da perspectiva dos usuários, contemplando a segurança e o desempenho. Com a realização do estudo, a CNT pretende difundir informações sobre a infraestrutura rodoviária, para que políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisa resultem em ações que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros.
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