Mães que produzem leite em excesso podem realizar doação
Mães que produzem leite em excesso podem ajudar bebês que necessitam ser amamentados e contribuir com as ações em comemoração à Semana Nacional de Amamentação. Para tanto basta procurar o Banco de Leite de sua cidade e declarar o interesse em participar do projeto Bombeiro Amigo da Amamentação. Neste ano a Secretaria de Estado de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mães que produzem leite em excesso podem ajudar bebês que necessitam ser amamentados e contribuir com as ações em comemoração à Semana Nacional de Amamentação. Para tanto basta procurar o Banco de Leite de sua cidade e declarar o interesse em participar do projeto Bombeiro Amigo da Amamentação.
Neste ano a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza nos sete primeiros dias do mês, 1º a 7 de agost,o um cronograma especial de atividades dedicado à Semana Nacional de Aleitamento Materno, com o tema “Amamentação: uma experiência em 3D”.
A ideia da campanha é incentivar a população para entrar em contato com profissionais da saúde nos postos de atendimento mais próximos para compartilhar mensagens e aumentar a conscientização sobre o tema; conectar com outros ativistas da amamentação por e-mail, blog, Facebook ou Twitter, além de mobilizar mães a participarem de projetos como “Bombeiro Amigo da Amamentação”.
A participação das mães que produzem leite em grande volume é crucial para o sucesso do projeto, pois sem elas é praticamente inviável que os trabalhados tenham andamento. A ação ajuda aqueles bebês que por algum motivo necessitam de leite humano. O gesto também ajuda as famílias receptoras a economizarem no orçamento, uma vez que os leites próprios para recém-nascidos têm um alto custo.
Segundo a lei que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171), a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a doar o excedente.
Em Campo Grande as mães que desejarem contribuir devem entrar em contato com os profissionais do Hospital Universitário, pelo telefone (67) 3410-3000. Já no município de Dourados elas devem ligar para o Corpo de Bombeiros em um dos seguintes telefones: (67) 3421- 4442 ou 3425-6931. Feito o contato é agendada uma visita à residência da mãe para buscar o leite humano, coletado pela própria mulher.
Coleta
No primeiro semestre de 2011, janeiro a junho, a produção da Rede Estadual de Banco de Leite Humano tottalizou uma coleta de 2.591 litros, sendo 2.710 litros coletados em Campo Grande e 421 em Dourados. Captação que acontece graças à contribuição de 1.943 mulheres que participam desse do projeto que atende hoje 1.789 bebês. Do total de doadoras, 1.470 residem na Capital e 473 são de Dourados. Já quanto os beneficiados com o gesto de solidariedade são 1.498 bebês só em Campo Grande e outros 291 em Dourados.
Contudo ainda assim é necessária a adesão de mais mães ao projeto Bombeiro Amigo da Amamentação, em razão das mamadas dos bebês que acontecem várias vezes ao dia.
Projeto
Bombeiro Amigo da Amamentação é um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde que surgiu com intuito de aumentar a coleta de leite humano e o estoque do liquido nos bancos de leite. Na Capital os bancos de leite existentes são: Núcleo de Hospital Universitário; Maternidade Cândido Mariano e Santa Casa, que revezam o atendimento às UTIs Neonatais de suas próprias instituições.
Em Mato Grosso do Sul o projeto foi implantado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde; de Justiça e Segurança Pública; Corpo de Bombeiros e Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno.
Ações
Ainda em relação à campanha de aleitamento estão sendo desenvolvidas no âmbito da Rede Estadual de Bancos de Leite Humanos ações internamente com mães que estão no Alojamento Conjunto e mães com bebês internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs Neonatais) e Intermediárias nas unidades mantedoras dos Bancos de Leite.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.