A Polícia Civil e o Conselho Tutelar de Jatei receberam denúncia anônima informando que em uma residência na área central da cidade haviam duas crianças trancadas na casa sozinhas, chorando muito e pedindo ajuda pela janela da sala. O fato foi no dia 27 de agosto.

Um investigador e uma conselheira tutelar constataram que duas crianças, um menino de três anos e uma menina de cinco anos de idade, estavam sozinhas, com fome e sede, muito assustadas. Elas informaram que moravam com a mãe e que, possivelmente, ela os deixou assim que dormiram.

Após retirarem as crianças pela janela da cozinha, alimentá-las com frutas e água, os policiais passaram a diligenciar em busca da mãe, identificada como sendo R.S.S.R, 26 anos de idade, a qual foi localizada na Lanchonete do Dudú por volta 23h. Foi constatado que a mãe saiu de casa por volta das 20 horas, tendo deixado os filhos sozinhos por aproximadamente três horas, trancados e no escuro, para se divertir, sem supervisão de pessoa responsável.

Conduzida a Delegacia de Polícia Civil, R.S.S.R. foi autuada em flagrante delito pelo crime de abandono de incapaz, recolhida na cela enquanto as crianças foram entregues à avó materna mediante compromisso.