Londrina decreta emergência por causa da dengue
O prefeito de Londrina, no norte do Paraná, Barbosa Neto, decretou Estado de emergência para ter mais liberdade no combate ao mosquito da dengue. No município, foram confirmados 144 casos. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o decreto permite, entre outras ações, que agentes comunitários entrem nas casas sem ordem judicial ou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Londrina, no norte do Paraná, Barbosa Neto, decretou Estado de emergência para ter mais liberdade no combate ao mosquito da dengue. No município, foram confirmados 144 casos.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o decreto permite, entre outras ações, que agentes comunitários entrem nas casas sem ordem judicial ou autorização dos proprietários.
Também favorece a contratação de pessoal e a compra de equipamentos para atuar no combate ou a transformação de unidades de saúde em centros de atendimento prioritário da doença.
– É uma resposta aos problemas que estamos enfrentando. A carência de recursos humanos e materiais pede que decretemos o estado de emergência. É também um alerta à comunidade sobre a ameaça que a dengue representa.
Entre os 144 casos confirmados, cinco tiveram complicações, mas não houve óbito. Há outros 1.164 casos suspeitos somente no mês de janeiro. No Estado, foi o município que mais notificou casos suspeitos durante todo o mês.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, em janeiro foram notificadas 3.484 suspeições da doença no Paraná. Deste total, 390 casos foram confirmados em 21 municípios – 375 autóctones (contraídos no local de origem) e 15 importados. Jacarezinho, também no norte do Estado, é o que apresenta mais casos autóctones (197), seguido por Londrina (142). No dia 27 de janeiro, o governo estadual liberou R$ 351 mil para a contratação de 123 agentes de controle de endemias na região de Londrina, pelo prazo de 90 dias.
Especificamente para o município, a Secretaria de Saúde acentuou que foram destinados R$ 230 mil, além de 20 agentes de controle de endemias, um caminhão para recolhimento de entulhos, sete caminhonetes, 22 pulverizadores, kits para proteção individual e materiais impressos educativos.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.