Pular para o conteúdo
Geral

Liminar judicial garante alimentação aos trabalhadores da Infinity Agrícola

A Justiça do Trabalho de Naviraí concedeu ontem, 25, liminar em ação civil coletiva proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar o pagamento de alimentação e hospedagem aos trabalhadores da empresa Infinity Agrícola S/A e da Usina Naviraí S/A Açúcar e Álcool, enquanto o conflito sobre o resgate dos trabalhadores encontrados em situação […]
Arquivo -

A Justiça do Trabalho de concedeu ontem, 25, liminar em ação civil coletiva proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar o pagamento de alimentação e hospedagem aos trabalhadores da empresa Infinity Agrícola S/A e da Usina Naviraí S/A Açúcar e Álcool, enquanto o conflito sobre o resgate dos trabalhadores encontrados em situação degradante é decidido judicialmente.

De acordo com a liminar, proferida pelo juiz do Trabalho Antonio Arraes Branco Avelino, a empresa deverá manter o fornecimento de alimentação e alojamento aos trabalhadores rurais, sob pena de multa de R$ 500 mil, caso haja descumprimento dessa determinação.

Entenda o caso – No dia 28 de junho, durante operação do Grupo Móvel de Fiscalização Rural, 542 trabalhadores vindos de Minas Gerais e de estados do Nordeste e 285 indígenas foram encontrados em situação degradante na Usina Naviraí. Parte dos trabalhadores estavam laborando com chuva forte e temperatura em torno de 10°C, sob pena de desconto dos dias não trabalhados. Os empregados não tinham equipamentos de proteção individual e estavam em condições inadequadas, com uniformes deteriorados e rasgados, sem mangotes, perneiras, luvas, óculos ou chapéus.

Durante a operação, após a conclusão dos resgates dos empregados, a usina Infinity Agrícola conseguiu obter na Justiça do Trabalho do Distrito Federal duas decisões liminares que suspenderam os atos administrativos da Fiscalização do Trabalho, com a consequente interrupção da diligência.

Segundo o procurador do Trabalho Jonas Ratier Moreno, os trabalhadores estão parados e o juiz do Trabalho de Naviraí, diante da sinalização de um acordo pela Infinity, marcou audiência para amanhã, 27, em razão da urgência do caso. Com a ação, o MPT pretende garantir o fornecimento de alimentação e alojamentos aos trabalhadores até que a rescisão contratual seja efetuada e a permanência ou o retorno do Grupo Especial de Fiscalização Móvel para auxílio com emissão das guias do seguro desemprego aos trabalhadores.

Com a ação, o Ministério Público do Trabalho busca o reconhecimento da rescisão indireta dos contratos de trabalho dos trabalhadores rurais da Infinity e o pagamento das verbas rescisórias, salários, despesas de viagem de retorno e alimentação do percurso para os trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Power Couple: parcial adianta casal campeão em final acirrada; veja quem ganha

Mulher é perseguida por motorista que se masturba em rua dentro de carro em MS

Polícia investiga uso de drones para lançamento de drogas em penitenciária de Dourados

Com policial penal entre membros, garagista liderava quadrilha alvo de operação do Gaeco em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

pitbull

‘Princesa’: pitbull em busca de novo lar aguarda adoção na CCZ de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Apartamento em Campo Grande fica destruído após incêndio por vela esquecida na cozinha

Ninguém ficou ferido

Mundo

Reino Unido e França anunciam cooperação nuclear em visita de Macron a Londres

Acordo visa fortalecer a dissuasão em relação ao uso de armamentos nucleares

MidiaMAIS

Representando MS, Mariáh Arakaki concorre a título de Miss Nikkey Brasil 2025

Evento é uma das atrações do Festival do Japão, que acontece no próximo sábado (12), em São Paulo

Publieditorial

Em Campo Grande, Encontro de Líderes traz qualificação e debate papel das lideranças no desenvolvimento de MS

Iniciativa será no dia 11 de julho e está com inscrições abertas