Líderes europeus aprovam novo acordo para ‘resgatar’ Grécia

Os líderes da zona do euro concluíram nesta quinta-feira (21) sua cúpula extraordinária com a aprovação de um acordo sobre um novo programa de resgate para a Grécia, evitando assim um “calote” na dívida do país. “A declaração dos chefes de Estado e Governo foi aprovada”, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os líderes da zona do euro concluíram nesta quinta-feira (21) sua cúpula extraordinária com a aprovação de um acordo sobre um novo programa de resgate para a Grécia, evitando assim um “calote” na dívida do país. “A declaração dos chefes de Estado e Governo foi aprovada”, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

O segundo pacote de ajuda, de acordo com o documento divulgado ao final das negociações, será de cerca de 109 bilhões de euros, em recursos da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do setor privado. A contribuição do setor privado foi estimada em 37 bilhões de euros. Um programa de recompra de dívidas deve somar outros 12,6 bilhões de euros vindos do setor privado, chegando a cerca de 50 bilhões de euros.

“No que concerne nossa visão sobre o envolvimento do setor privado na zona do euro, queremos deixar claro que a Grécia requer uma solução única e excepcional”, afirma o documento.

A Comissão Europeia também afirmou que, se necessário, provienciará “recursos adequados” para recapitalizar os bancos gregos.

Conteúdos relacionados