O primeiro lote do genérico do remédio tenofovir desenvolvido em território nacional foi liberado para distribuição nesta semana, de acordo com o fabricante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde. O tenofovir é um dos principais medicamentos usados no coquetel de tratamento da Aids.

O produto foi desenvolvido pela Fundação Ezequiel Dias, ligada ao governo de Minas Gerais, em parceria com duas empresas privadas nacionais e foi enviado aos estados brasileiros na quarta-feira (11).

A expectativa dos fabricantes é produzir 80 milhões de unidades do tenofovir nos próximos três anos. A tecnologia de fabricação será transmitida ao parceiro governamental, que responderá diretamente ao Ministério da Saúde pelo abastecimento da droga.

A criação do tenofovir genérico surgiu a partir de uma PPP (Parceria Público Privada), iniciativa do governo brasileiro para reduzir gastos com medicamentos estratégicos, como os que compõem o coquetel contra a Aids. Os custos de pesquisa para a produção do remédio no Brasil ultrapassaram R$ 25 milhões.