O nadador campo-grandense Leonardo de Deus desabafou após recuperar a medalha dos 200 m borboleta nesta segunda-feira, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no Complexo Aquático Scotiabank. O atleta, que havia sido eliminado após vencer a prova, afirmou que “tentaram tirar sua medalha” – o motivo alegado pela organização seria um patrocínio irregular na touca do atleta.

“Tentaram tirar minha medalha. Ganhei a prova, bati na frente, isso que importa, agora vou focar na próxima para trazer mais medalhas”, desabafou o competidor. “A organização tem obrigação de revisar os trajes e toucas, eles verificaram e me deixaram nadar”, acrescentou o competidor, 20 anos.

Leonardo de Deus, que fez o tempo de 1min57s92, havia sido desclassificado por patrocínio irregular na touca – da empresa de produtos alimentícios Yakult -, mas viu a organização voltar atrás e lhe dar o ouro, conquistado após vitória em prova que terminou com bronze de Kaio Márcio.

O ouro de Leonardo foi uma das principais surpresas do dia na natação. O atleta, que já havia conquistado dois ouros nos Jogos Sul-Americanos de Natação de Medellín, em 2010, deixou para trás o favorito compatriota e também o americano Daniel Madwed, que havia obtido o melhor tempo na fase classificatória – ele ficou com a prata na fase final.