Cantora pressionará o botão que ativa a descida da esfera no último minuto do ano

A cantora popular americana Lady Gaga será protagonista da celebração da noite de 31 de dezembro na Times Square, em Nova York, onde se encarregará de começar a tradicional descida da esfera de cristal com a qual os nova-iorquinos dão as boas-vindas ao novo ano.

Assim informou nesta quarta-feira o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Lady Gaga pressionará o botão que ativa a descida da esfera no último minuto do ano, e com ele a contagem regressiva para 2012 perante o atento olhar de milhares de nova-iorquinos, turistas e telespectadores de todo o mundo.

A cada ano, o prefeito elege um personagem público para acionar o botão e continuar com a tradição. Este ano ele optou pela intérprete nova-iorquina, a quem disse não conhecer pessoalmente, apesar de ter presenciado uma de suas aparições no Museu Metropolitano de Arte.

“Vi sua atuação no museu e pensei que era uma grande artista. Não a conheço pessoalmente, mas desejo conhecer”, disse Bloomberg na imprensa sobre a intérprete que nos últimos anos conseguiu fama mundial com músicas como Bad romance e Born this way.

Assim, Lady Gaga será no sábado a principal protagonista de uma tradição que remonta a 1907 e além disso oferecerá uma atuação musical a cerca de um milhão de pessoas que devem se reunir em Times Square para aguardar 2012.

A atuação fará parte do especial de ano novo que a rede ABC transmitirá para todo o país. Em Times Square também deve cantar o fenômeno do pop adolescente Justin Bieber e o cantor e produtor de origem cubana Pitbull.

Nova York termina os detalhes nestes dias para que tudo esteja pronto para a realização da festa e na terça-feira já foi instalada a esfera de cristal iluminada que marcará a chegada de 2012 no alto de um edifício que foi durante décadas sede do jornal The New York Times.

A esfera é composta por 2.688 triângulos desenhados pela empresa Waterford Crystal, que para este ano incluiu um novo desenho para 288 desses cristais sob o nome de “Let There Be Friendship”, com gravuras de pessoas de mãos dadas ao redor do mundo.

A grande esfera, que pesa mais de cinco toneladas e é iluminada por 32.256 lâmpadas LED, descerá 24 metros no último minuto de 2011.

Desde 1907, a famosa bola realizou essa descida a cada ano, com exceção de 1942 e 1943, quando a cerimônia foi suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial, por isso que nesses anos a cerimônia foi substituída por um minuto de silêncio seguido por badaladas.