Laboratório divulga resultado parcial de análise em alimentos de escola

O Lacen (Laboratório Central do Estado de MS) divulgou nesta segunda-feira (3) o resultado parcial das análises dos alimentos recolhidos na Escola Municipal Iracema Maria – onde cerca de 180 crianças passaram mal na última quarta-feira (28). Segundo a diretora do Lacen, Sueli Antonielli, os alimentos estavam contaminados com a bactéria estafilococus. E que essa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Lacen (Laboratório Central do Estado de MS) divulgou nesta segunda-feira (3) o resultado parcial das análises dos alimentos recolhidos na Escola Municipal Iracema Maria – onde cerca de 180 crianças passaram mal na última quarta-feira (28).

Segundo a diretora do Lacen, Sueli Antonielli, os alimentos estavam contaminados com a bactéria estafilococus. E que essa contaminação ocorreu após o preparo. Isto é, eles foram contaminados por falta de boas práticas no manuseio dos alimentos, como o uso de EPI (equipamentos de proteção individual): máscara, luvas, jaleco, toucas, entres outros.

“Este alimento foi contaminado porque não foi manuseado de forma adequada, com boas práticas do manuseio de alimento”, disse.

Sueli informou também que não será possível identificar qual alimento especifico estava contaminado, já que a amostra recolhida pela Vigilância Sanitária Municipal os alimentos estavam todos juntos.

“Na amostra que chegou até nós, os alimentos estavam todos juntos. Por isso, não dá para identificar se foi esse ou aquele alimento que provocou o problema na escola”.

Ainda segundo ela, o recolhimento da amostra foi feito de forma correta, e não há nada que imponha que as amostras sejam recolhidas individualmente.

Atenção

A diretora disse que diante do que aconteceu é preciso estar atento às boas práticas de manuseio. Ela lembra que as bactérias se reproduzem a cada 10 minutos e que diferentemente da comida que fazemos em casa e já servimos, em qualquer lugar onde a demanda é grande, o preparo é feito com antecedência. Por isso, o cuidado deve ser maior.

Ela ainda lembrou que essas infecções por estafilococus são pontuais e que o cuidado e manuseio correto evitam a proliferação da bactéria.

Resultado total

Antonielli disse que o resultado total (alimentos cozidos e alimentos crus) deve sair nesta sexta-feira (3).

Entretanto, ela falou que acredita que os alimentos crus não provocaram a infecção.

Conteúdos relacionados