O jornal Midiamax recebeu ofício de Moção de Congratulações pela cobertura jornalística do atentado à comunidade indígena Kaiowá Guarani, acampada no território Guaiviry, em Aral Moreira, e pelo desaparecimento do cacique ñhanderu Nísio Gomes.

A Moção apresentada pelo deputado Pedro Kemp (PT) e assinada pelo 1º secretário da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PR), destaca a cobertura “neste momento, em que o clima na região Sul do Estado está ainda mais tenso com o possível assassinato de uma liderança indígena Kaiowá Guarani”.

Ainda segundo o ofício, “a presença da imprensa no local do atentado é de fundamental importância para garantir a segurança da comunidade, evitando que novos ataques sejam realizados e, permitindo aos cidadãos sul-mato-grossenses acompanhar o desenrolar das investigações feitas pela Polícia Federal”.

“Mais do que nunca, Mato Grosso do Sul precisa reagir a mais esse atentado, cobrar que as investigações sejam concluídas, nomes apontados e os responsáveis levados a julgamento”, diz o texto.

O sócio-diretor do jornal Midiamax, Carlos Eduardo Belineti Naegele, afirmou que se sente muito feliz em ver reconhecido o trabalho do Midiamax em uma cobertura tão importante.

Ele ainda frisou que os problemas da questão indígena se arrastam há anos no Estado e a Moção vem mostrar a isenção e a credibilidade do Midiamax no jornalismo do Mato Grosso do Sul.

 “Pelas matérias veiculadas pelo site, percebemos o compromisso social e ético desse veículo de comunicação, que vem se empenhando ao longo dos anos em divulgar a difícil luta dos indígenas de nosso Estado, que buscam a efetivação do direito constitucional a posse de seus territórios tracionais”, diz o deputado na apresentação de justificativa para a Moção.

E diz ainda: nessa Moção, queremos enfatizar que somente com o acompanhamento da imprensa a luta dos povos indígenas terá visibilidade e força suficientes para chegar às autoridades competentes, responsáveis por analisar a situação local e capaz de propor soluções concretas a esse problema que atinge a toda sociedade sul-mato-grossense.