O jornal O Globo em seu site divulgou o tema da redação do Enem 2011: “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. A nota foi publicada no site com horário de 13h59 – a reportagem do UOL visualizou a matéria pela primeira vez às 14h34. Os primeiros candidatos só poderiam começar a sair dos locais de prova às 15h.

Segundo a editora do site de Educação e do Megazine, Valquíria Daher, o tema foi passado por um estudante. “Um aluno que estava dentro de um local de prova passou o tema”, afirmou Daher. A jornalista contou que o estudante conseguiu se comunicar com a redação do jornal. Mas não quis explicar de que maneira, uma vez que os inscritos só podem sair da prova às 15h e não podem se comunicar com ninguém. Às 16h50, Daher entrou em contato com a redação para “acrescentar” que o informante era um repórter “na condição” de candidato.

Questionado, o MEC (MInistério da Educação) confirmou o tema. Segundo a pasta, isso não configura quebra de sigilo da prova, uma vez que o tema foi divulgado depois de o início da mesma. Para o MEC, o fato não configura falha na segurança.

NOTA DO MEC/INEP
O INEP informa que o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só foi tornado público após as 13 horas, ou seja, depois das provas terem sido distribuídas para os cerca de quatro milhões de estudantes que realizam o Enem nesse domingo (23). Não houve nenhuma quebra de sigilo. O tema passou a circular nas redes sociais e em alguns portais de conteúdo a partir das 13h59, sem qualquer interferência no sigilo e na realização da prova.

Assessoria de Comunicação Social MEC/Inep, às 17h20