As autoridades do Japão vão monitorar, de forma mais minuciosa, a partir de hoje (22), a água do mar na região da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no do país. A Agência Internacional de Elétrica (Aiea) informou que até quinta-feira (24) as autoridades divulgarão a concentração de radioatividade identificada na água do mar. O trabalho será executado por técnico da Agência Atômica de Energia do Japão.

Paralelamente, o governo japonês se esforça para tentar restabelecer o funcionamento de Fukushima Daiichi. A usina sofreu sucessivas explosões e vazamentos de energia nuclear. Ontem (21), as unidade 2 e 3 de Fukushima Daiichi apresentaram vazamentos de fumaça, preocupando as autoridades e mantendo-as em alerta.

Segundo a Aiea, por questão de segurança, os funcionários que estavam em todas as unidades foram retirados do local. Na Região Nordeste do país, as autoridades informaram que ainda há riscos de contaminação na água, nos alimentos e no leite. A população foi alertada.

Para evitar mais acidentes nucleares, o governo japonês, em parceria com a empresa responsável pela usina e a Aiea, busca resfriar os reatores de Fukushima. Os especialistas usaram helicópteros e também caminhões para despejar água nos sistemas. Foi usada até água do mar nesse trabalho.