Geral

Japão: sobreviventes são resgatados 9 dias após terremoto

As equipes de resgate japonesas encontraram neste domingo uma avó e seu neto debaixo dos escombros de uma casa onde estavam presos há nove dias depois do terremoto que devastou o nordeste do Japão, anunciou a polícia. Sumi Abe, 80 anos, e Jin Abe, 16, tiveram a sorte de estar na cozinha quando a casa […]

Arquivo Publicado em 20/03/2011, às 10h34

None

As equipes de resgate japonesas encontraram neste domingo uma avó e seu neto debaixo dos escombros de uma casa onde estavam presos há nove dias depois do terremoto que devastou o nordeste do Japão, anunciou a polícia.

Sumi Abe, 80 anos, e Jin Abe, 16, tiveram a sorte de estar na cozinha quando a casa desmoronou em 11 de março.

Sobreviveram comendo tudo o que tinham na geladeira, sobretudo iogurtes.

“Enquanto buscavam sobreviventes, os policiais ouviram uma voz que pedia ajuda vinda de uma casa em ruínas”, afirmou um porta-voz policial de Ishinomaki, uma das cidades mais afetadas pela catástrofe.

“Então vimos uma criança tentar sair pelo telhado destruído”, completou.

Sumi e Jin Abe, “em leve estado de hipotermia”, foram transportados de helicóptero a um hospital.

“Estão feridos?”, perguntou um jornalista de TV.

“Não”, respondeu a idosa diante das câmeras, antes de ser transportada em uma maca para o helicóptero.

Seu neto explicou que tinham ficado presos quando a casa desmoronou por conta da força do terremoto de 9 graus de magnitude, o pior já registrado no Japão.

Esse resgate forneceu um pouco de esperança aos socorristas, que já não contavam com a possibilidade de encontrar sobreviventes.

A catástrofe de 11 de março deixou 8.133 mortos e 12.272 desaparecidos, segundo um último balanço da polícia divulgado no domingo.

Jornal Midiamax