Geral

Japão se prepara para ter o quarto orçamento extra em um ano

O governo do Japão se prepara para adotar o quarto orçamento extra. O objetivo é garantir dinheiro para a reconstrução do país, afetado pelo terremoto e tsunami ocorrido há quase nove meses, e para ajuda às vítimas. O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, determinou ao Ministério das Finanças a elaboração do texto para o orçamento suplementar. […]

Arquivo Publicado em 01/12/2011, às 12h18

None

O governo do Japão se prepara para adotar o quarto orçamento extra. O objetivo é garantir dinheiro para a reconstrução do país, afetado pelo terremoto e tsunami ocorrido há quase nove meses, e para ajuda às vítimas. O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, determinou ao Ministério das Finanças a elaboração do texto para o orçamento suplementar.


Nos próximos dias, Noda se reunirá com todos os ministros para pedir apoio e empenho em relação ao quarto orçamento. O texto do orçamento extra deve ser votado pelo Parlamento japonês até março de 2012. A ideia é permitir a utilização de US$ 26 bilhões. Pela primeira vez em 64 anos, as autoridades japonesas elaboraram quatro orçamentos em apenas 12 meses.


De acordo com informações do governo, o novo orçamento extra vai incluir planos de socorro para ajudar financeiramente as vítimas do terremoto e tsunami de março deste ano. O orçamento deve cobrir também os danos causados pelos tufões que recentemente atingiram o país.


O terremoto seguido por tsunami no Japão afetou os reatores da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, causando explosões e vazamentos radioativos. Desde então, a área em volta da usina passou a ser monitorada e os produtos da região não devem ser comercializados.


*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK

Jornal Midiamax