Um novo tremor de terra atingiu hoje (15) às 22h31 (no horário de Tóquio e aproximadamente às 10h30, em Brasília) o Sudeste do Japão. Os abalos atingiram 6 graus na escala Richter, tendo como epicentro o distrito de Shizuoka, a 120 quilômetros de Tóquio, a capital japonesa. Não há registro de vítimas. Edifícios públicos e privados ficaram abalados. As informações são da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Os abalos de hoje eram esperados, de acordo com as autoridades, pois desde a última sexta-feira (11) vários tremores ocorrem no país. Na semana passada, o terremoto de 9 graus de magnitude na escala Richter foi considerado o mais grave da história do Japão.

A estimativa é que mais de 2,4 mil pessoas morreram. Porém, o total de mortos pode ultrapassar 10 mil. Pelo menos 500 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto 2 milhões de casas permanecem sem energia elétrica e praticamente o mesmo número continua sem o abastecimento de água.

A situação no Japão se agravou com a última explosão registrada na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. Por questão de segurança, o governo determinou que as pessoas que vivem em um raio de 20 a 30 quilômetros ao redor da central nuclear deixem suas casas ou permaneçam nas residências sem contato com o ar – para evitar uma eventual contaminação.