Ivinhema sedia Conferência Regional de Emprego e Trabalho

A Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente da Região Grande Dourados e Leste foi realizada nesta quinta-feira (27), na sede do Rotary Club em Ivinhema.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente da Região Grande Dourados e Leste foi realizada nesta quinta-feira (27), na sede do Rotary Club em Ivinhema.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ivinhema e estiveram presentes na Conferência os municípios de Dourados, Douradina, Caarapó, Jateí, Deodápolis, Rio Brilhante, Maracaju, Itaporã, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Vicentina, Nova Andradina, Bataguassu, Anaurilândia, Bataiporã, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul e Angélica.

A Conferência em Ivinhema dá continuidade aos trabalhos já realizados no Estado, essa é a quinta Conferência Regional, já aconteceram nas regiões de Campo Grande, Sul Fronteira/Cone Sul, Bolsão e Pantanal/Sudoeste.

O diferencial das Conferências é o tripartismo, ou seja, conta com a participação do governo, empregadores e trabalhadores, uma forma democrática para discutir e assim melhorar as condições de emprego e trabalho no Mato Grosso do Sul. Nesta Conferência são 75 delegados representantes do governo, 75 dos empregadores, 75 dos trabalhadores e 25 da sociedade civil, totalizando 250 delegados.

O Governo do Estado aderiu à convocação global para o debate do Trabalho Decente, que envolve ações tais como: geração de trabalho e renda, segurança e saúde no trabalho, combate à discriminação, qualificação profissional, melhores condições de trabalho, a busca por oportunidades de trabalho mais equânimes, com liberdade e abertura à participação e ao diálogo social, bem como a erradicação de formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil, o trabalho escravo ou forçado e outras práticas espúrias.

As Conferências Regionais são preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente que acontecerá em novembro. Para isso estão sendo realizadas Conferências nas 09 sub-regiões de planejamento do Estado com todos os respectivos municípios pertencentes a cada sub-região, atingindo assim os 78 municípios do Estado, possibilitando o debate de forma ampla e tripartite, a partir das prioridades estabelecidas em cada território.

Conteúdos relacionados