Irene alaga ruas e faz jet ski virar meio de transporte nas ruas dos EUA
De cima, foi possível ver as enchentes e os estragos causados na região dos Outer Banks, na Carolina do Norte, onde o Irene chegou à costa americana com ventos de 150 km/h. Ali perto, na Virgínia, o furacão continuou provocando destruição. Casas do litoral não resistiram, e quatro pessoas morreram no estado, atingidas por árvores. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De cima, foi possível ver as enchentes e os estragos causados na região dos Outer Banks, na Carolina do Norte, onde o Irene chegou à costa americana com ventos de 150 km/h. Ali perto, na Virgínia, o furacão continuou provocando destruição. Casas do litoral não resistiram, e quatro pessoas morreram no estado, atingidas por árvores. No país, o número de mortos chega a 18.
O furacão Irene se formou há uma semana, passou por Porto Rico, pela República Dominicana, por Cuba e pelas Bahamas. Ele chegou à costa dos Estados Unidos com mais de 800 km de diâmetro e avançou pela área mais populosa do país, na costa leste, afetando 65 milhões de pessoas.
O rastro deixado pelo fenômeno são carros achatados, casas partidas ao meio por árvores, e até um jet ski sendo usado pelas ruas, no lugar dos carros. O temporal castigou vários estados por dois dias. Na Pensilvânia, os maiores prejuízos foram com as enchentes.
Na principal cidade do estado, a Filadélfia, o rio não suportou, e a água invadiu os parques, as praças, as ruas que estão perto da margem. Mas parece que o furacão Irene veio no limite, sem provocar grandes tragédias. A preocupação no local, agora, é com a correnteza que está muito forte,.mesmo depois de dez horas do fim da chuva.
No fim desta tarde, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento e lembrou que a temporada de furacões ainda não acabou. Ele disse que os efeitos da tempestade continuarão a ser sentidos durante semanas.
Mais de 4 milhões de americanos ficaram sem luz. Mesmo depois de o furacão ser rebaixado para a categoria de tempestade tropical, o vento e a chuva trouxeram muitos transtornos à maior cidade do país. Era madrugada quando a chuva e os ventos atingiram Nova York.
A prefeitura aconselhou a população a não ir para as ruas. O prefeito, Michael Bloomberg, dormiu no centro de gerenciamento de emergência da cidade e avisou que o pior estava por vir.
Em um dos abrigos da prefeitura, em uma escola pública da cidade, Brian Waters buscava refúgio. “Acho que as autoridades exageraram um pouco, mas é melhor se prevenir”, disse.
Quando amanheceu, lá fora, no oceano, a maré ficou alta e as águas do rio Hudson subiram. Na parte mais baixa do Battery Park, no sul de Manhattan, a água invadiu a calçada. No leste da ilha, mais indundações. O rio East chegou até uma área usada para o lazer.
m Manhattan, a enchente foi menos grave do que as autoridades esperavam. Muitas árvores foram derrubadas. Em Rosedale, perto do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, a tempestade deixou marcas. A água alagou as ruas e invadiu as casas, que ficaram sem energia elétrica.
Nas praias de Long Beach, a uma hora de Manhattan, deu para ver a intensidade da tempestade. De madrugada, a maré alta engoliu as barreiras de dois metros de altura. Os ventos continuaram à tarde. Um posto do salva-vidas foi levado pelo mar.
Quando Irene foi embora, o prefeito Michael Blooberg disse, no início desta tarde, que o pior já passou. As pessoas já podiam voltar para suas casas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.