O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, está monitorando a possível formação de um ciclone no litoral do Sudeste do país entre o próximo domingo (13) e a segunda-feira (14).

Segundo o diretor do plantão meteorológico do Inpe, Gustavo Escobar, a previsão é de que o ciclone se forme sobre a costa do Espírito Santo.

“O ciclone deve se configurar até segunda-feira e não deve provocar ventos fortes, pois o seu pico será em mar aberto. Não temos muitas certezas, pois o sistema ainda não se formou“, afirmou Escobar.

O meteorologista afirma ser cedo para emitir um alerta para evacuação da população.

“Temos que ter cautela. Estes sistemas são comuns nesta época do ano e a previsão do ciclone se transformar em furacão é muito baixa. Continuaremos monitorando até domingo”, informou.

O Inpe, que fica em São José dos Campos, no interior de São Paulo, repassou as informações meteorológicas à do Estado do Espírito Santo, pois o ciclone deve se formar perto da praia e pode exigir providências locais, explicou o meteorologista.

Segundo ele, a Marinha alertou embarcações em alto mar sobre a possibilidade de ciclone.

“Estes sistemas mudam rapidamente de posição e intensidade, ainda não temos certeza da área que ele poderá atingir”, disse Escobar.