Geral

Inpe monitora formação de ciclone no litoral do Sudeste brasileiro

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, está monitorando a possível formação de um ciclone no litoral do Sudeste do país entre o próximo domingo (13) e a segunda-feira (14). Segundo o diretor do plantão meteorológico do Inpe, Gustavo Escobar, a previsão é de que o ciclone […]

Arquivo Publicado em 12/03/2011, às 00h15

None

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, está monitorando a possível formação de um ciclone no litoral do Sudeste do país entre o próximo domingo (13) e a segunda-feira (14).


Segundo o diretor do plantão meteorológico do Inpe, Gustavo Escobar, a previsão é de que o ciclone se forme sobre a costa do Espírito Santo.


“O ciclone deve se configurar até segunda-feira e não deve provocar ventos fortes, pois o seu pico será em mar aberto. Não temos muitas certezas, pois o sistema ainda não se formou“, afirmou Escobar.


O meteorologista afirma ser cedo para emitir um alerta para evacuação da população.


“Temos que ter cautela. Estes sistemas são comuns nesta época do ano e a previsão do ciclone se transformar em furacão é muito baixa. Continuaremos monitorando até domingo”, informou.


O Inpe, que fica em São José dos Campos, no interior de São Paulo, repassou as informações meteorológicas à Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, pois o ciclone deve se formar perto da praia e pode exigir providências locais, explicou o meteorologista.


Segundo ele, a Marinha alertou embarcações em alto mar sobre a possibilidade de ciclone.


“Estes sistemas mudam rapidamente de posição e intensidade, ainda não temos certeza da área que ele poderá atingir”, disse Escobar.

Jornal Midiamax