Inocentes de Belford Roxo busca histórias e cultura de Corumbá
Corumbá estará presente na Marquês de Sapucaí, o mais famoso sambódromo do Brasil, em 2012. O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo, considerada a terceira força da Baixada Fluminense, vai levar toda a história, tradição e a cultura da principal cidade pantaneira para seu desfile no grupo de acesso do ano […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Corumbá estará presente na Marquês de Sapucaí, o mais famoso sambódromo do Brasil, em 2012. O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo, considerada a terceira força da Baixada Fluminense, vai levar toda a história, tradição e a cultura da principal cidade pantaneira para seu desfile no grupo de acesso do ano que vem.
Para isso, o vice-presidente da escola, Rodrigo Gomes, e o carnavalesco Wagner Gonçalves vieram à cidade para conhecer mais a fundo os “causos” e peculiaridades do município.
“A gente queria fazer um enredo sobre o Pantanal, aí conhecemos a cidade. Tem um conhecido nosso que falou que teria um interesse do pessoal em divulgar o Carnaval daqui, divulgar a cidade como uma das mais importantes do Pantanal. Então, resolvemos falar de Corumbá por isso, pela história da cidade”, afirmou Rodrigo. Fundada em 1993, a escola é uma das mais novas do Rio de Janeiro. “Faz 18 anos que a gente vem desfilando ininterruptamente. Somos a caçulinha do Rio de Janeiro”, apresentou o vice-presidente.
Sétima colocada no desfile deste ano, a escola busca atingir o grupo especial pela primeira vez em sua história. “Nosso carnavalesco estava na Mangueira no ano passado. Trouxemos para a Inocentes e vamos investir para ganhar o Carnaval lá. Estamos aqui para buscar apoio para o enredo. Queremos falar da cidade independente de qualquer coisa. Pela história da cidade, achamos que daria um samba legal e seria bom para a gente. Vai ser um ano em que vamos buscar o título. Claro que sempre estamos com esta intenção, mas 2012 é nosso ano. Contratamos os melhores profissionais para conquistar o acesso ao primeiro grupo”, continuou Gomes ao Diário.
Ele e o carnavalesco chegaram à cidade no domingo (15), quando foram recebidos com muita festa, tudo programado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). “Como o enredo da Inocentes foi definido como sendo Corumbá para 2012, cabe a nós, enquanto carnavalescos e sabendo que em nenhum momento eles vincularam este enredo com recursos de contrapartida da Prefeitura ou de quem quer que seja, chamá-los aqui e mostrar que estamos muito felizes com este enredo que vai cantar nossa cidade”, afirmou Zezinho Martinez, presidente da Liesco.
Segundo ele, a agremiação vai mostrar a cidade para mais de 150 países que transmitem a folia de momo carioca. “A Inocentes faz seus desfiles no sábado no grupo de acesso. Ela está com toda sua equipe mudada e acredito que deve disputar sua subida para o grupo especial. Então, nada mais justo que nós, como corumbaenses, apoiarmos a iniciativa deles, enriquecendo-os com informações, acolhendo-os bem, ajudando-os, afinal de contas eles estão falando de Corumbá”, reforçou Zezinho.
Representantes de todas as escolas de samba de Corumbá participaram da recepção aos integrantes da Inocentes. “Toda a Liesco, todos os presidentes estão coesos com isso. O mínimo que temos que fazer é apoiar”, garantiu o presidente da Liga, destacando a importância desta exposição nacional para a região. “Eles vão dizer onde é Corumbá realmente. Lá fora ainda confundem muito nossa cidade com Bonito. Pensam que o Pantanal fica lá. Vamos mostrar para o mundo que o Pantanal é aqui. Esse é o grande barato de tudo isso”, continuou.
E o planejamento da Liesco não se restringe apenas a esta visita. “Estamos programando umas viagens para lá, quem sabe até desfilar no sábado. Buscamos ajudá-los de todas as formas, que seja com material humano, com vontade, com garra para ir lá e cantar o samba. Estamos preparando várias ações para irmos até o Rio de Janeiro prestigiá-los”, garantiu Martinez.
Durante esta passagem pela Cidade Branca, o vice-presidente e o carnavalesco da Inocentes são assessorados por equipes da Prefeitura de Corumbá. “Eles vieram nos visitar, ter uma conversa geral com os carnavalescos aqui da cidade, com a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, através da Superintendência de Turismo, que está disponibilizando todas as informações sobre nosso Carnaval, junto com a Liesco, para que eles possam fazer um enredo em grande estilo, fazer um grande desfile em homenagem a nossa cidade”, disse Rodolfo Assef Vieira, superintendente de Turismo de Corumbá.
Rodolfo apontou também a divulgação do município no cenário nacional. “Estaremos na vitrine do maior Carnaval do Brasil, que é o do Rio de Janeiro. Sem dúvida alguma, tudo isso, além de divulgar o nome da nossa cidade, nos fortalece para que mais pessoas conheçam nosso carnaval que é tradicional aqui”, analisou. Com relação ao apoio da Prefeitura ao desfile da Inocentes, ele foi taxativo. “A Prefeitura está ajudando desta forma, disponibilizando as informações, promovendo este intercâmbio e mostrando nossa história, nossos atrativos e potencialidades. Tirar verba do nosso carnaval para aplicar lá, está fora de cogitação. Até porque temos outras prioridades aqui no município, mas com certeza vamos ajudar da forma como podemos, viabilizando todas as informações que eles venham a precisar”, concluiu.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.