Inmetro inicia Operação Especial de Carnaval
A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro em Mato Grosso do Sul, deu início na segunda-feira (14), à Operação Especial Carnaval 2011. Os técnicos da agência estão visitando farmácias, perfumarias e supermercados, entre outros estabelecimentos que comercializam preservativos masculinos, a fim de comprovar se os mesmos atendem às exigências do regulament…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro em Mato Grosso do Sul, deu início na segunda-feira (14), à Operação Especial Carnaval 2011. Os técnicos da agência estão visitando farmácias, perfumarias e supermercados, entre outros estabelecimentos que comercializam preservativos masculinos, a fim de comprovar se os mesmos atendem às exigências do regulamento de avaliação da conformidade e resoluções do Inmetro.
De acordo com o diretor presidente da AEM/MS, Sérgio Maia Miranda, a fiscalização dos preservativos é feita durante todo o ano e geralmente apresenta baixo índice de reprovação. “Pela proximidade do carnaval, a fiscalização do preservativo masculino é prioridade. A verificação é feita para atestar que o produto possui o selo do Inmetro e que assim atende aos padrões de segurança e qualidade”.
Para o consumidor adquirir um preservativo masculino de qualidade é preciso observar alguns itens como: selo do Inmetro, nome e marca do fabricante do produto, data de fabricação e data do vencimento, número do lote (que deve estar visível), número do registro no Ministério da Saúde, indicação da largura nominal em milímetros e indicação da conservação do produto. As informações gerais e de uso devem estar legíveis e escritos na língua portuguesa.
O diretor presidente da AEM/MS, Sergio Maia Miranda, esclarece ainda que os resultados positivos alcançados nos últimos anos mostram que o trabalho desempenhado pela Agência ao longo do ano é importante para garantir a segurança e saúde do consumidor. “O Inmetro realiza a Operação Carnaval de forma preventiva, para conscientizar o fabricante da obrigação de cumprir as normas e procedimentos para a fabricação do produto”. Ele explica que caso o estabelecimento não esteja vendendo o produto com o selo do Inmetro, o responsável é autuado e a mercadoria é apreendida. “São retirados do mercado apenas os produtos que apresentam irregularidades ou que sejam falsificados”, conclui.
Se o consumidor tiver dúvidas ou suspeitar de qualquer problema no que diz respeito ao comércio de preservativos masculinos, pode ligar gratuitamente para a Ouvidora do Inmetro por meio do telefone 0800 67 52 20.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.