Índios defendem cultura em evento esportivo

Competição realizada em Campo Grande envolve quatro etnias e ao menos 200 atletas; arco e flecha, cabo de guerra e atletismo são algumas das modalidades disputadas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Competição realizada em Campo Grande envolve quatro etnias e ao menos 200 atletas; arco e flecha, cabo de guerra e atletismo são algumas das modalidades disputadas

Com os objetivos de buscar a confraternização e reforçar a cultura indígena na Capital, acontece neste domingo, no Parque do Sóter, a 6ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas Campo-Grandenses.

Ao todo, o evento contará com mais de duzentos participantes que representarão as etnias Terena, Guarani-Kaiowá, Guató e Kadwéu.

Os atletas estão divididos em 18 comunidades participantes que são as seguintes: Feira Indígena, Indubrasil, Jardim Anache, Marçal de Souza, Tiradentes, Dalva de Oliveira, Tarsila do Amaral, São Conrado, Darci Ribeiro, Núcleo Ceramista, São Jorge da Lagoa, Água Bonita, Acadêmico Indígena, Vivenda do Parque, Jardim Aeroporto, Estudante Indígena, Jardim Itamaracá e Estrela do Amanhã.

Além da busca por competição, os jogos têm como principal objetivo a confraternização entre as comunidades e reforçar a cultura indígena em Campo Grande como afirma a atleta Terena, Mayara Antônia, de 25 anos, que é do bairro São Conrado.

“Eu acho muito importante os jogos, porque motiva a gente, diverte e é uma maneira de confraternização”. Para Nivaldo Calendário, vice-presidente do Conselho Municipal do Direito e Defesa dos Povos Indígenas, os jogos são importantes para a integração da cidadania, além de ser um espaço para a descoberta de novos atletas para o esporte de Mato Grosso do Sul, principalmente nos jogos coletivos como no futebol.

Uma dessas novas descobertas pode ser o Cleonildo Antônio, de 26 anos, que, ao ser questionado sobre a importância dos jogos indígenas, afirmou que antes de competir a sua principal preocupação é se confraternizar com os participantes das outras etnias.

“Os jogos são importantes porque é um momento de confraternização”. Durante todo o domingo, os mais de duzentos atletas competirão nas modalidades de arco e flecha, cabo de guerra, corrida (1500 m/masculino e 800 m/feminino), futebol society, lança e vôlei de praia.

 

Conteúdos relacionados