Pular para o conteúdo
Geral

Índice de reajuste do aluguel tem queda mais fraca em julho

A deflação perdeu força no IGP-M, que teve queda de 0,12% em julho, após cair 0,18% em junho, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa mensal ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções (entre -0,04% e -0,20%), mas foi superior à mediana das projeções (-0,14%). Já o INCC-M […]
Arquivo -

A deflação perdeu força no IGP-M, que teve queda de 0,12% em julho, após cair 0,18% em junho, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa mensal ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções (entre -0,04% e -0,20%), mas foi superior à mediana das projeções (-0,14%).

Já o INCC-M registrou taxa positiva de 0,59% este mês, em comparação com a elevação de 1,43% em junho.

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até julho, o indicador acumula taxas de inflação de 3,03% no ano e de 8,36% em 12 meses.

O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de julho foi do dia 21 de junho a 20 de julho. Atacado O IPA-M caiu 0,22% este mês, após mostrar queda de 0,45% em junho. A inflação atacadista medida pelo IPA-M acumula altas de 2,26% no ano e de 9,19% em 12 meses até julho.

O IPA-M representa 60% do total do indicador. No atacado, os preços dos produtos agrícolas acumulam aumentos de 0,25% no ano e de 18,39% em 12 meses no âmbito do IGP-M. Já os preços dos produtos industriais registraram altas de 2,98% no ano e de 6,30% em 12 meses.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram aumentos de 1,16% no ano e de 4,63% em 12 meses até julho. Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram altas acumuladas de 2,93% no ano e de 5,45% em 12 meses. Já os preços das matérias-primas brutas acumularam aumentos de 2,66% no ano e de 20,91% em 12 meses, até julho.

Varejo

No varejo, a inflação junto ao consumidor medida pelo IPC-M apresentou recuo de 0,13% em julho, em comparação com a taxa negativa de 0,12% no mês passado. O indicador acumula altas de 3,86% no ano e de 6,33% em 12 meses até julho.

O IPC-M representa 30% do total do índice. Segundo a FGV, o leve aprofundamento da deflação na taxa do IPC-M, de junho para julho (de -0,12% para -0,13%) foi influenciado por decréscimos nas taxas de variação de preços em seis das sete classes de despesa usadas para cálculo do indicador. Entre os destaques estão quedas de preços mais intensas em Educação, Leitura e Recreação (de 0,55% para -0,07%) e em Alimentação (de -0,81% para -0,99%). Na primeira classe de despesa houve quedas de preços em passagem aérea (-7,28%) e em show musical (-2,65%); e no segundo grupo, taxas negativas nos preços de hortaliças e legumes (-5,06%); e de laticínios (-0,32%).

As outras cinco classes de despesa que apresentaram desaceleração foram Vestuário (de 0,83% para 0,50%), Habitação (de 0,45% para 0,29%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,54% para 0,40%) e Despesas Diversas (de 0,15% para 0,05%).

O único grupo a apresentar acréscimo em sua taxa de variação de preços foi Transportes (de -1,34% para 0,11%). Entre os produtos pesquisados junto ao consumidor, as altas de preço mais expressivas foram registradas em aluguel residencial (0,53%); plano e seguro saúde (0,64%); e álcool combustível (3,29%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em tomate (-15,91%); batata-inglesa (-6,23%); e laranja pêra (-9,71%).

Produtos agrícolas

Os preços dos produtos agrícolas atacadistas caíram menos este mês, com queda de 0,84% em julho, em comparação com o recuo de 2,10% em junho, no âmbito do IGP-M. Segundo a FGV, que divulgou esta manhã o indicador, a inflação dos preços dos produtos industriais atacadistas também perdeu força, e passou de uma alta de 0,15% em junho para estabilidade (0,00%) em julho.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,02% em julho, após recuarem 0,50% em junho.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários registraram alta de 0,16% este mês, em comparação com a queda de 0,39% em junho. Já os preços das matérias-primas brutas apresentaram deflação de 1,00% em julho, após caírem 0,47% no mês passado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

Dia do detento

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

Últimas Notícias

Famosos

Influenciador ‘toma’ pertences de luxo de convidados durante casamento; entenda

Durante casamento, o noivo Buzeira realizou o corte de gravata e passou ‘tomando’ os pertences de luxo dos convidados; entenda

MidiaMAIS

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Monstros mexicanos, os axolotes soltam um muco revolucionário para a medicina

Política

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Nesta fase, programa de castração passará por Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Nioaque e Guia Lopes da Laguna

Polícia

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Willams e sua mulher, Camila Barros Barboza, 35 anos, foram mortos a tiros ao deixarem um estabelecimento comercial em Coronel Sapucaia