No último Lira (Levantamento do índice rápido de infestação do Aedes aegypti) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) na primeira semana de setembro, o índice médio de Campo Grande foi de 0,2%. Na amostragem, nenhum bairro da cidade alcançou o índice de 1% de infestação do da dengue, percentual que sinaliza a intensificação das atividades de controle da doença.

“As notificações da dengue também estão bem baixas. Os agentes de saúde continuam fazendo o trabalho preventivo, com as visitas domiciliares e nos pontos estratégicos do município, principalmente nas borracharias, ferros-velhos, oficinas e cemitérios”, pontuou Alcides Ferreira, coordenador do Controle de Vetores do CCZ.

A recomendação de Alcides é para os moradores não descuidarem da limpeza dos quintais antes de começar o período das chuvas. A vistoria feita pela própria população deve levar em conta as calhas, lajes, caixas d’água e todo tipo de material que possa acumular água, bem como a consciência de não jogar lixo nos terrenos baldios.

O de Controle de Zoonoses marcou para o dia 18 de outubro, às 14 horas, no auditório da UPA do Coronel Antonino, uma reunião com o Comitê municipal de mobilização contra a dengue. Na pauta do encontro está a ênfase na intensificação do trabalho de prevenção da doença. O Comitê é formado por instituições públicas e privadas (empresas, sindicatos e universidades).