Indiazinha internada no HR contrai infecção e amputação é adiada

A indiazinha Thieli, de 8 anos, que está internada no Cethohi (Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil) do Hospital Regional, contraiu uma infecção intestinal há aproximadamente dez dias. Seu estado de saúde piorou e ela foi transferida do quarto para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo), depois de volta para o quarto. Com a mudança no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A indiazinha Thieli, de 8 anos, que está internada no Cethohi (Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil) do Hospital Regional, contraiu uma infecção intestinal há aproximadamente dez dias. Seu estado de saúde piorou e ela foi transferida do quarto para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo), depois de volta para o quarto.

Com a mudança no quadro clínico, a equipe médica que estudava uma data para fazer a amputação de uma das pernas da menina, devido a um câncer no joelho, decidiu aguardar mais tempo por conta da baixa imunidade da paciente. Inicialmente a idéia era marcar a amputação para depois do dia 20 de agosto.

A história de Thieli ganhou repercussão porque lideranças indígenas tentaram, inicialmente, impedir que a cirurgia fosse realizada, alegando questões culturais, ou seja, por meio de rezas poderiam curá-la. Pajés foram ao hospital para fazer seus ritos durante três dias e depois disto ficou acordado que a menina seria operada.

Conteúdos relacionados