Independência abre para propostas de credores, e negociação deve ser regionalizada

Construir uma solução alternativa para o impasse da recuperação judicial do Frigorífico Independência junto com os credores pecuaristas. Essa foi a definição de reunião entre representantes de credores pecuaristas dos estados do Centro-Oeste e do frigorífico Independência, realizada na tarde de segunda-feira (17), em São Paulo.

As federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato) e Goiás (Faeg) acertaram com sócios e advogados do Independência a formatação de propostas regionais. Ficou acordado que as entidades conduzirão reuniões com seus credores representados na semana que vem, colocando em pauta a realização de uma nova assembléia, a ser marcada provavelmente para o ano que vem, na qual seriam discutidas as propostas.

“Uma das alternativas que já está sendo discutida é o leilão do arrendamento da planta do frigorífico, com o uso da receita para pagamento dos credores”, exemplifica o assessor jurídico da Famasul, Carlo Daniel Coldibelli. Essa seria mais uma tentativa de ajuste para evitar a falência da indústria, que descumpre um Plano de Recuperação Judicial.

O frigorífico Independência entrou em recuperação judicial em 2009 e, depois de quitar parte das dívidas, interrompeu em setembro de 2010 o parcelamento do restante, que deveria ser pago em 24 meses. O montante devido somente a credores de Mato Grosso do Sul chega a R$ 17 milhões.