Incubadoras no Brasil devem buscar inovação
Seminário de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas começa nesta terça-feira (25) em Porto Alegre
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Seminário de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas começa nesta terça-feira (25) em Porto Alegre
As incubadoras têm um papel cada vez mais importante para o desenvolvimento do país e a inovação é o ponto-chave. “Hoje, elas representam a interface entre o mundo do conhecimento e o mundo dos negócios”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Ronaldo Mota, durante a coletiva de imprensa do XXI Seminário de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizada nesta terça-feira (25), na PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
O evento, que segue em Porto Alegre (RS) até quinta-feira (27), é uma iniciativa da Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), em parceria com o Sebrae. O tema é a Nova Competitividade dos Territórios.
Para o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, as incubadoras representaram um indicador do salto de qualidade do país. De acordo com ele, para atuar neste novo cenário a própria incubadora deve aprimorar sua atuação, com um foco mais prático e visando sua autossustentação. Como modelo de gestão, concebido pelo Sebrae e Anprotec, ele enfatizou a implantação do Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), que tem como objetivo o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.
“Os enormes avanços do passado significam que temos um futuro muito mais exigente de evolução e superação. As regiões Sul e Sudeste avançam nas parcerias institucionais e com empresas, mas ainda precisamos romper o ciclo em outras regiões”, destacou Carlos Alberto dos Santos.
Ao apresentar dados de um estudo feito pelo Sebrae, que incluiu 223 incubadoras de um universo de 294 apoiadas pela instituição, o diretor técnico destacou que: a maioria delas está ligada às instituições de ensino superior do país; o maior número é de base tecnológica e trabalha com pessoal reduzido; e 92% dependem de recursos de terceiros. Com base nesses indicadores, o Sebrae define suas linhas de ação no apoio às incubadoras de empresas.
“A trajetória do conhecimento hoje está focada na inovação e no empreendedorismo. Nosso papel é ajudar às empresas”, avaliou o presidente do Anprotec, Ary Plonsky. “É preciso estreitar cada vez mais o nosso vínculo com o mundo dos negócios”, reforçou o presidente da Reginp (Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos), Roberto Moschetta.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.