Incêndio destrói mais da metade do Parque Anhanduí em Campo Grande

Mais vinte mil litros de água ainda devem ser utilizados pelos bombeiros para acabar com os focos, que já destruíram 8 hectares de vegetação na região do Aero Rancho.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais vinte mil litros de água ainda devem ser utilizados pelos bombeiros para acabar com os focos, que já destruíram 8 hectares de vegetação na região do Aero Rancho.

Cerca de oito hectares de vegetação típica do cerrado foram destruídos na manhã desta segunda-feira (15) por um incêndio que teve início por volta de 8h30 no Parque Anhanduí, em Campo Grande.
Segundo o representante da Organização Social Casa da União Lar de Santana, Luiz Eduardo Baltazar, que preserva o local, o parque municipal tem 15 hectares e espécies como ipês, bacuris, jatobás, buritis, cumbarus e outras. 
Foram utilizados até o momento cerca de 10 mil litros de água para apagar chamas porém, segundo os bombeiros, serão necessários mais 20 mil para cessar o fogo e fazer o rescaldo, para evitar que focos de chamas voltem a queimar o parque.
Quinze bombeiros estão no local com um caminhão bomba de água, abafadores de borracha e bombas costais para conter o fogo. 
Fuga
Vários animais como cobras, lagartos, capivara, cutias e preás estão fugindo do parque por causa do incêndio. 
Um fio de alta tensão caiu em cima de uma das cercas do parque e as aulas dos cursos que crianças e adolescentes freqüentam na sede foram canceladas, porque o fogo está a cerca de 20 metros do local.
Os bombeiros acreditam que o fogo começou por causa de alguma fagulha ponta de cigarro jogada no mato, com a ajuda das altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Conteúdos relacionados