Acontece entre os dias 28 e 29 de outubro de 201, a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, como etapa integrante da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O decreto (“E” nº 17/2011), que constitui a Comissão Organizadora Estadual e convoca para o evento, foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (20).

De acordo com o decreto, a organização da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude será efetuada pela Comissão Organizadora Estadual, que terá a seguinte composição: um representante da Secretaria de Estado de Governo; um representante da Secretaria de Estado de Trabalho e ; um representante da Secretaria de Estado de Educação; um representante da Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul; um representante da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude da dos Deputados; um representante da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude; um representante da Coordenadoria Municipal da Juventude de Campo Grande; dois representantes de Conselhos Municipais de Juventude, em Mato Grosso do Sul; um representante da União Estadual dos Estudantes (UEE).

A Comissão Organizadora Estadual será coordenada pelo representante da Secretaria de Estado de Governo. Segundo o decreto, a Comissão Organizadora Estadual terá o prazo de 30 dias a contar da data de sua nomeação, para elaborar e publicar o regimento interno da Conferência. O regimento interno, dispondo sobre a organização e funcionamento da 2ª Conferência Estadual, será publicado no Diário Oficial do Estado, por meio de Resolução do Secretário de Estado de Governo.

Etapa nacional

A Conferência Nacional de Juventude está agendada para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Segundo os organizadores, a Conferência não deve ser vista como o objetivo final. O encontro deve ser um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema “Conquistar Direitos e desenvolver o Brasil”.