Ibama fiscaliza plantio de transgênicos no Parque Nacional das Emas
Uma equipe de fiscais do Ibama de Mato Grosso do Sul foi enviada ao norte do Estado para verificar o plantio de materiais geneticamente modificados no entorno do Parque Nacional da Emas, na divisa com Goiás e Mato Grosso. O cultivo de materiais transgênicos é totalmente proibido em Unidades de Conservação de Proteção Integral, em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe de fiscais do Ibama de Mato Grosso do Sul foi enviada ao norte do Estado para verificar o plantio de materiais geneticamente modificados no entorno do Parque Nacional da Emas, na divisa com Goiás e Mato Grosso.
O cultivo de materiais transgênicos é totalmente proibido em Unidades de Conservação de Proteção Integral, em terras indígenas e mananciais de águas. A proibição se estende também para 500 metros dentro da zona de amortecimento dessas unidades que caso não tenham plano de manejo é determinado que se estenda por 10km do seu entorno.
Ou seja, no caso do Parque Nacional das Emas não é permitido o plantio de transgênico também nesse entorno de 500 metros dentro da zona de amortecimento.
A zona de amortecimento do Parque Nacional da Emas abrange uma faixa de terras dentro do Estado de Mato Grosso do Sul, nos municípios de Costa Rica e Alcinópólis. O parque contudo fica no Estado de Goiás. E é por essa razão que a equipe do Ibama daqui vai se juntar à operação de fiscalização que está sob coordenação do Ibama de Goiás.
A idéia da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama em Mato Grosso do Sul é treinar e capacitar agentes de fiscalização nesse assunto. O Mato Grosso do Sul possui 77 unidades de Conservação municipais, estaduais e parques federais espalhadas pelo seu território.
Para David Lourenço, superintendente do Ibama em MS, “essa experiência da fiscalização vai ser determinante no momento em que formos implementar o nosso plano de fiscalização dessas unidades aqui no território do Estado”, diz.
No caso do Parque Nacional da Emas, a fiscalização vai verificar o plantio de soja e algodão, os produtos mais cultivados nessa região. Para isso os fiscais vão portar um kit com reagentes que identificam no ato se a cultura é ou não transgênica. No Mato Grosso do Sul vão ser fiscalizadas 16 propriedades que se localizam no entorno do parque. A fiscalização que dever durar até o final da semana vai abranger também as propriedades localizadas no lado goiano.
A fiscalização vai também verificar o uso de agrotóxicos nas lavouras da região. Os fiscais vão analisar se os tipos de agrotóxicos utilizados nas lavouras não são irregulares ou contrabandeados. Vão analisar também se o descarte dos resíduos está sendo feito de acordo com a lei de crimes ambientais.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.