Hugo Chávez promete ‘triturar’ oposição na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convocou nesta quarta-feira (5) os deputados do seu partido para “triturar” os representantes da oposição, que voltam com força à Câmara após cinco anos de ausência. -Nossos deputados os triturarão. Serão esmagados pelas vozes da verdade de um povo que combate. Oxalá que [os opositores] respeitem a Constituição, as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convocou nesta quarta-feira (5) os deputados do seu partido para “triturar” os representantes da oposição, que voltam com força à Câmara após cinco anos de ausência.

-Nossos deputados os triturarão. Serão esmagados pelas vozes da verdade de um povo que combate. Oxalá que [os opositores] respeitem a Constituição, as leis e a institucionalidade.

O novo Parlamento venezuelano realizou hoje sua primeira sessão, marcada pelas irreconciliáveis divergências políticas entre os governistas, majoritários, e a oposição, que agora ocupa 40% das cadeiras.

No antigo Parlamento, quase não havia divergentes políticos, já que os adversários de Chávez boicotaram as eleições de 2005. O venezuelano exaltou a hegemonia em um ato do Partido Socialista Unido (PSUV), que ele preside.

– Que a oposição ocupe o espaço que lhe corresponde, mas nunca terão a maioria, tanto na Assembleia Nacional (Parlamento), como nos governos locais e regionais, e jamais voltarão ao casarão (Palácio Presidencial) Miraflores.

O presidente reafirmou hoje que será candidato nas eleições presidenciais de 2012, para um terceiro mandato consecutivo.

– A direita diz que em 2012 vai eleger o novo presidente. Vão ter que dar duro, e já lhes digo que este soldado será candidato.

Oposição diz que país caminha para golpe

Em comunicado recente, a coalizão de oposição Mesa da Unidade considerou que na Venezuela “está em andamento um golpe de Estado” e que o governo se tornou “uma tirania que os venezuelanos devem derrotar”.

Nos últimos cinco anos, a Assembleia Nacional em fim de mandato aprovou 532 leis. Neste período, Chávez recebeu poderes para legislar por decreto em duas oportunidades (2008 e 2010).

A última, em dezembro, ele ganhou poderes excepcionais para legislar por decreto, e sem necessidade de debate, durante os próximos 18 meses.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados