Uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá está iniciando nesta quarta-feira (02), visitas aos hotéis e pousadas existentes no Município, como parte da campanha de prevenção e combate à dengue. O trabalho está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária e Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, informa que o trabalho será educativo e tem como público alvo os funcionários dos hotéis e pousadas, bem como turistas que já começam chegar na cidade para o Carnaval ou mesmo a temporada de pesca, aberta na terça-feira (1º). “Vamos passar informações importantes tais como evitar auto medicação a partir dos primeiros sintomas de suspeita da dengue; informar ao funcionário e hóspedes que, neste caso, devem procurar o Pronto-Socorro, entre outras”, disse.

Viviane explica ainda que será feita uma varredura com inspeção do hotel e pousada, com a finalidade de detectar focos e providenciar a eliminação imediata; inspeção da área de banho e lazer, bem como em locais que possam acumular água; entrega de panfletos educativos, e divulgação do 0800-647-2255, o Disque Dengue. “O trabalho será educativo e com manejo ambiental, visando eliminação de criadouros que é a melhor forma de combater o mosquito Aedes aegypti”, avisa.