Homem que teria incitado linchamento na Capital é posto em liberdade
Paulo Roberto Lopes era pai de um menino de 16 anos, morto a tiros por outro adolescente; pai do rapaz atirador apareceu no local e foi linchado até a morte por ao menos dez pessoas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Paulo Roberto Lopes era pai de um menino de 16 anos, morto a tiros por outro adolescente; pai do rapaz atirador apareceu no local e foi linchado até a morte por ao menos dez pessoas
A Justiça concedeu nesta terça-feira o habeas corpus a Paulo Roberto Lopes, detido desde o dia 8 de dezembro passado por suposta participação no linchamento até a morte de um pintor de paredes no Jardim Anache, em Campo Grande.
A tragédia foi motivada por outro crime. O filho de Roberto Lopes, de 16 anos de idade, tinha sido morto baleado e o adolescente que o matou, fugido. No local, apareceu Daniel Delmondes dos Santos, 38, o pai do menino atirador, morto em seguida durante sessão de tortura e linchamento.
O advogado de Lopes, Júlio Cesar de Moraes disse que a Justiça concordou com a liberdade de seu cliente por acreditar que o linchamento teria sido provocado por moradores do bairro, não pelo pai do rapaz morto.
O defensor disse que Lopes deve deixar o presídio de Trânsito na tarde de hoje. Resta apenas a assinatura de papéis no fórum de Campo Grande, disse o advogado. O caso em questão foi um dos mais bárbaros ocorridos no ano passado, em Campo Grande. Além de Lopes, a polícia prendeu cinco adultos e dois adolescentes por envolvimento no crime. Testemunhas disseram que ao menos uma dezena de pessoas participou do linchamento.
O crime
De acordo com apurado pelos investigadores da Polícia Civil, o filho de Daniel Delmondes, o adolescente de 15 anos de idade, saiu de casa com uma arma na madrugada do dia 5 de dezembro. O menino teria chegado a casa com um revólver que não era dele e, por insistência da mãe, saiu para devolver ao dono.
O adolescente, apreendido no dia seguinte ao crime, seguiu por uma rua, a Dos Amigos, e nela teria encontrado com Lucas Pereira, 16, com quem manteve uma dura discussão por razão não revelada. Ele disse à polícia que fez um disparo, que matou Lucas. O menino fugiu logo em seguida.
Daniel Delmondes teria ficado sabendo que o filho havia saído armado e, segundo relato da mãe, o homem deixou casa e, de carro foi à procura do adolescente.
No caminho, Delmondes parou o carro, um Chevette assim que viu um grupo de pessoas ao redor do corpo de Lucas, que morreu ali no local.
De acordo com testemunhas, Delmondes, antes de descer do carro, foi agredido por Paulo Lopes, pai de Lucas. O veículo foi apedrejado.
“Agora é olho por olho, dente por dente”, teria dito Lopes. Delmondes foi agredido a socos, chutes e pedradas por ao menos dez pessoas. “Vamos conversar, resolver isso”, teria insistido o pintor de paredes.
Paulo Lopes e os amigos de Lucas, uns oito adolescentes, segundo cálculo das testemunhas ouvidas até agora, arrastaram Delmondes por ao menos cem metros. No trajeto, o pintor de paredes foi castigado com chutes e pedradas.
Delmondes foi arrastado até a frente da casa de Paulo, que teria entrado e pego uma faca. Um dos adolescentes apreendido após o crime teria aplicado quatro golpes e perguntado aos colegas “se alguém queria dar mais facadas”.
Nilson Roma, de 19 anos, preso após se apresentar na delegacia, teria dado mais dez golpes em Delmondes, já desacordado. De acordo com testemunhas, outros adolescentes também teriam esfaqueado o pintor de paredes.
Embora tenham dito que Lopes havia incitado o linchamento, as testemunhas disseram não ter visto ele desferir algum golpe na vítima. Após o crime, os acusados teriam também apedrejado a casa do rapaz atirador.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Edição especial do Coletivo de Brechós promove doações de árvores frutíferas no Horto Florestal
Participantes do evento vão receber mudas de plantas frutíferas e Ipês
Águas Guariroba faz feirão neste sábado para renegociação de dívidas com até 95% de desconto
Clientes ainda poderão aproveitar parcelamento em até 60 vezes
Duo Chipa lança disco ‘Lugar Distante’ em show gratuito em Corumbá
Show ocorre nesta sexta-feira (4), no Moinho Cultural
Gerente de mercado presa duas vezes por furto de R$ 87 mil em energia elétrica é solta após fiança
Gerente ficou em silêncio durante o interrogatório na tarde desta quinta-feira (3)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.