Os estoques de bolsas de sangue do tipo A, B e AB positivo estão baixas, alerta o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul).

Para equilibrar o banco de sangue, o Hemosul convida as pessoas a realizarem o gesto solidário de doação. Os interessados devem procurar a instituição que funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e no sábado, das 7h às 12h, situada na fica na Avenida Fernando Côrrea da Costa, 1.304, centro de Campo Grande.

Antes da coleta de sangue o indivíduo tem de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passar por exames preliminares.

Para ser doador é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação.

Mudança

A faixa etária de 16 a 68 anos corresponde a decisão estabelecida no Novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, publicado pelo Ministério da Saúde por meio da portaria n. 1.353 no Diário da União, do último dia 14. Antes podiam ser doadores somente pessoas entre 18 e 65 anos.

A nova medida visa ampliar a idade para doação e com isso conseguir aumentar o número de bolsas de sangue nos hemocentros de todo o País.

A regra determina que para um adolescente se torne doador é necessário que ele tenha por escrito a autorização do responsável legal. Outra mudança estabelecida no novo regulamento é quanto a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade e homossexualidade), que não poderá ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue.